Tcc anhanguera piracicaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Faculdade Anhanguera de Piracicaba
Curso de Administração

Gabriele Moretti Fernandes
Kleiton de Oliveira
A inclusão de deficientes dentro da empresa
Professor(a) Orientador(a): Audrey Barretti Carvalho Batista
Piracicaba
2012

LISTA DE SIGLAS
ONU Organização das Nações Unidas
LIBRAS Lingua Brasileira de Sinais
SUMÁRIO


LISTADE SIGLAS i
1. Introdução 4
1.1. Objetivos da Pesquisa 5
1.2. Justificativa 6
1.3. Viabilidade 6
2. Revisão Bibliografica 7
3. O Método da Pesquisa 12
4. Cronograma 13
Referências 14





1. Introdução

Baseando-se em um estudo de caso feito na empresa Coplacana que trabalha inclusão social em seu âmbito organizacional, consegue-se estabelecer alguns critérios de análise. Estasanalises são objeto de estudo deste trabalho, serão realizadas entrevistas com dois funcionários com deficiência, sendo um com retardo intelectual e o outro físico. A analise de como é feito e quais critérios são utilizados para que mesmo com a limitação parcial dessas pessoas, seja feita uma seleção e contratação dos melhores nesse aspecto. Pretende verificar diante desses aspectos qual impactona vida pessoal e social dessas pessoas, o quão é valido para seus crescimento e formação de caráter como individuo de uma sociedade cada vez mais exigente. Ainda será analisada como os profissionais que lidam com essas pessoas conseguem preparar a sua empresa para recebê-los sem preconceitos e dificuldades.
Verifica-se a importância da inclusão de deficientes na sociedade, quando se vê alguémcom esses problemas se esforçando tanto e felizes consegue-se fazer uma reflexão sobre o cotidiano e a vida em sociedade.
O mesmo impacto é gerado quando essas pessoas entram na organização, fazendo com que os colaboradores reflitam sobre esse assunto.










1.1. Objetivos da Pesquisa
Analisar dentro do âmbito organizacional como é realizado o recrutamento e seleção de pessoas comalguma deficiência, o impacto que esses processos têm na vida dessas pessoas, e quais as mudanças que ocorrem.

Objetivos específicos:
1. Compreender o processo do profissional de psicologia que recruta esses profissionais;
2. Compreender a mudança de vida e seus impactos psicológicos após a conquista do trabalho;
3. Visualizar o mundo em que essas pessoas vivem, e quais seus maiores dilemas.1.2. Justificativa
Com a inclusão dos deficientes dentro das organizações, consegue-se ter um mundo mais justo com pessoas mais integradas com sociedade e mais humanizadas.
Esse assunto é de extrema importância para o mundo, pois como muitos deles não nascem com suas deficiências, quando são expostos a organizações e recebem oportunidades de se reinventar ecriar um novo padrão de vida cria-se uma “esperança”. Conseguindo então construir uma família baseando-se em seus conhecimentos e habilidades juntamente com a oportunidade dada.
Essas pessoas passam motivação para aquelas que nunca sofreram nenhum impacto do gênero em suas vidas.
A caráter organizacional, vendo seus colegas especiais felizes por estarem exatamente ali, consequentemente terá umareflexão sobre essas pessoas, é claro que isso vai da personalidade de cada individuo e a reflexão é feita ou não dependendo de cada um.

1.3. Viabilidade
O trabalho é viável por não requerer de recursos financeiros, apenas informações coletadas verbalmente e baseadas em teorias e conceitos.
2. Revisão Bibliográfica


2.1) Gestão de pessoas origem e evolução

2.1.1) Origem

SegundoVitória Eliane (2010) do blog gestão de pessoas na época da teoria clássica da administração, o funcionário era visto como parte da maquina que operava, e era sugada toda a sua disposição física e mental pela empresa e para isso surgiu a necessidade de um supervisor para acompanhar o que estava sendo feito diariamente e manter o ritmo de trabalho de seus colaboradores.

2.2) O surgimento da...
tracking img