tcc alterações trazidas pela lei 11638/07

332 palavras 2 páginas
4 JUSTIFICATIVA
Atualmente a contabilidade vem passando por um período de mudanças significativas, dentre elas, a aplicação dos padrões internacionais foi a mais importante, gerou um impacto na contabilidade de maneira geral, tanto para os profissionais, quanto para os negócios.
Os International Financial Reporting Standards (IFRS), é um dos assuntos que mais gera discursão no mundo contábil, e as Leis 11.638/07 e 11.941/09 foram as responsáveis pela aplicação dos IFRS no Brasil. Após a aplicação dos padrões internacionais no Brasil, a contabilidade feita aqui pode ser entendida em qualquer lugar do mundo, assim como as de outros países podem ser entendidas por contadores brasileiros.
A lei 11.638/07 foi alterada pela 11.941/09 e foram elas que inseriram o Brasil no grupo de países comprometidos com a convergência das normas internacionais. Em setembro de 2010, a CVM divulgou a Instrução nº 485, a qual requer que as demonstrações financeiras consolidadas de companhias abertas devem ser apresentadas conforme IFRS e as normas contábeis brasileiras emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (os CPCs).
As IFRS são emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB), as normas primeiras normas internacionais foram emitidas em 1973, e eram denominadas como IASs, mas a mobilização global para adoção do IFRS foi iniciada após o caso Enron, em 2002, que foi mundialmente divulgado, nessa mesma década as medidas foram aplicadas ao mercado brasileiro.
Além disso as Leis trouxeram uma mudança de filosofia, postura e pensamento, pois a lei ressaltou as divergências de pensamentos entre os estudiosos das ciências contábeis.
Esta pesquisa acadêmica é resultado do interesse em aprofundar o conhecimento sobre o tema escolhido e aumentar o aprendizado acerca de assuntos referentes à contabilidade internacional. Desse modo, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de demonstrar de forma clara e sucinta informações que permitam evidenciar

Relacionados

  • societariia lei
    1106 palavras | 5 páginas
  • NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE - PRINCIPAIS IMPACTOS NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTABIL APÓS ADOÇÃO NO BRASIL.
    5779 palavras | 24 páginas
  • Ifrs
    20324 palavras | 82 páginas