Tcc- alcoolismo no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDOS SANTA ANNA



PATRÍCIA DOS SANTOS BATISTA









ALCOOLIMO NO TRABALHO











Aracaju

2013









PATRICIA DOS SANTOS BATISTA











ALCOOLISMO NO TRABALHO

Tese apresentada ao Centro de Estudos Santa Anna como requisito parcial para a obtenção do título da graduação técnica emSegurança do Trabalho.






ARACAJU

2013





✓ RESUMO
O alcoolismo é mundialmente considerado um problema de saúde pública, sendo a terceira causa de absenteísmo no trabalho e a oitava causa para a concessão de auxílio-doença pela Previdência Social no Brasil. Este estudo consiste na discussão e análise de trabalhadores com este tipo de problema.
Paraorientar esse estudo, tive como tema Alcoolismo e Trabalho, e o processo e organização do trabalho, tanto como categoria explicativa para as recaídas, quanto para as abstinências. Utilizei como referência: a abordagem da Saúde do Trabalhador, seu olhar sobre a relação do processo de trabalho com o processo saúde-doença e do trabalho como organizador da vida social e a definição da adição segundo omodelo cognitivo-comportamental.
Como fonte de dados, contei com depoimentos dos trabalhadores, através da internet. Tal estudo possibilitou que questões relevantes fossem assinaladas como: a importância da conscientização do trabalhador e de sua rede de apoio (família e ambiente de trabalho) para uma melhor aderência ao programa de tratamento; as interfaces do trabalho como local deapoio e recuperação, mas também de pressão social para beber e fonte de estresse psíquico; a qualidade das relações de trabalho como razão prioritária de satisfação no local de trabalho; o papel do álcool no local de trabalho como socializador e relaxante.


















✓ ABSTRACT
Alcoholism is considered a worldwide public health problem, being the thirdleading cause of work absenteeism and the eighth cause for granting sickness benefits by Social Security in Brazil. This study consists in the discussion and analysis of workers with this type of problem.
To guide this study, had as its theme Alcoholism and Labor, and the process and organization of work, both as explanatory category for relapse, as for withdrawals. Used as a reference: theapproach of Occupational Health, his gaze on the relationship of the work process with the disease process and work as an organizer of social life and the definition of addition according to the cognitive-behavioral model.
            As a source of data, I relied on testimonies of workers, through the internet. This study suggests that relevant issues were noted as: the importance ofawareness of the worker and their support network (family and work environment) for better adherence to the treatment program; interfaces work as local support and recovery but also social pressure to drink and psychic stress source, the quality of labor relations as priority reason for satisfaction in the workplace, the role of alcohol in the workplace as a socializing and relaxing.SUMÁRIO


✓ RESUMO.__________________________________________3
✓ ABSTRACT.________________________________________ 4
✓ INTRODUÇÃO.______________________________________ 6
I. SAÚDE DO TRABALHADOR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA
A COMPREENSÃO DO ALCOOLISMO.___________________8➢ A Saúde do Trabalhador.______________________________8
➢ Carga de Trabalho.___________________________________10
➢ Saúde e Normalidade_________________________________12
➢ O Processo de trabalho________________________________13
➢ Modelos Teóricos de Adição____________________________15
▪ Modelo de...
tracking img