Tcc academia - sistemas da informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anderson Muniz, André Luiz, Camila Pessoa, Jéssica Maira,
Maykon André, Thiago José.

Mercado Financeiro e de Capitais

Sociedades Corretoras
Da
Bolsa de Valores

Trabalho requerido pelo Professor Nilson Ximenes da matéria de Mercado Financeiro e de Capitais, do curso de Administração, da turma NA – 6º período, da Faculdade Joaquim Nabuco.

PAULISTA
2011
Sumário

1. Introdução2. História da Atividade de Corretor
3. Sociedades Corretoras
4. Como são constituídas?
5. Quem as fiscaliza?
6. Administração das sociedades corretoras.
7. O que fazem as sociedades corretoras?
8. Objetivo
9. Os serviços prestados pelas corretoras
10. Responsabilidade das Corretoras nos Mercados de Valores Mobiliários.
11. Exemplos de Corretoras
12. Conclusão
13. BibliografiaIntrodução
Nos últimos anos disparou a quantidade de investidores interessados em buscar maior rentabilidade, tentando mudar sua alocação de recursos, aplicando- os de forma lucrativa e confiável. Sabe se que existem vários tipos de investimentos como: poupança, certificados de Depósito Bancário (CDB), fundos de investimento, tesouro direto, outras moedas, imóveis, ouro, ações e etc.
Desses tipos deinvestimento, muito se ouve falar nos últimos tempos é o investimento em ações, ações essas que nada, mas é do quê a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social,assim, é a própria empresa. São emitidas pelas companhias abertas podem ser convertidas em dinheiro a qualquer momento (desde que haja procura no mercado), por intermédio de uma Sociedade Corretora, através da negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.
É através das sociedades corretoras que as ações podem ser negociadas na bolsa de valores. No Brasil, não se pode operar diretamentena Bolsa, sendo condição necessária que se tenha uma conta em alguma corretora autorizada. Geralmente, as corretoras cobram uma taxa pela custódia mensal dos títulos, mas esta cobrança não é obrigatória. A taxa é devida pela custódia, independentemente da movimentação dos ativos. Além da taxa de custódia, deve-se pagar à corretora um determinado preço por operação que pode ser um percentual dovalor da transação, um valor fixo por operação, ou ainda uma quantia mensal fixa, chamada taxa de corretagem.
As corretoras de valores podem ser entendidas como instituições financeiras que operam no mercado de valores e títulos, comprando, vendendo e administrando esses valores como representante dos investidores, podendo elas, serem pessoas físicas ou jurídicas. São instituições típicas domercado acionário, operando com a compra, venda e a distribuição de títulos e valores mobiliários por conta de terceiros. Elas fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias (FORTUNA, 2008, p. 37).
Tradicionalmente existem duas formas de se investir através de uma corretora de valores:
1. Mesa de operações: onde o investidor deve enviar suas ordens através do telefone; e
2. HomeBroker: onde o investidor envia suas ordens através da internet.

História da Atividade de Corretor

A atividade de corretor começou na antiguidade estas pessoas dedicavam-se as trocas de moedas, muito importantes para aquela época, pois o mundo estava dividido em cidades-estados, onde cada uma possuía uma moeda diferente.
Os cambistas que possuíam mais moedas faziam a troca por outras, com umataxa que era o seu lucro.
O corretor no Brasil atuou e foi reconhecido desde o Império. Já na Republica o corretor era uma pessoa físico, com caráter de oficio público vitalício, o qual era nomeado pelo Presidente da República e sua indicação referenciada pelo Ministro da Fazenda.
A figura do corretor foi extinta com a Lei de Mercado de Capitais, surgindo no seu lugar às sociedades corretoras,...
tracking img