TCC 2014 PRONTO1

9483 palavras 38 páginas
1 INTRODUÇÃO

Inegavelmente, as sacolas plásticas fazem parte de nossas vidas, sempre que compramos algo em um supermercado ou em lojas dos mais variados produtos, elas estão presentes para nos ajudar. No entanto, na maioria das vezes, não fazemos o descarte ou a reutilização correta após seu uso primário, acabamos descartando diretamente no lixo, ou a reutilizamos como saco de lixo, e, parte disso, se deve a falta de um programa de Logística Reversa no setor de sacolas plásticas. Diante deste cenário, movimentos de conscientização com relação ao uso das sacolas têm surgido, pois estas, quando descartadas incorretamente, vão parar em bueiros, aterros, ou nas águas, onde causam muitos transtornos e ainda demoram décadas para se decompor. Reciclar é preciso e a sociedade tem se mobilizado, mas ainda há muito que fazer, como implementações de programas efetivos de reciclagem, construir uma infraestrutura de Logística Reversa eficiente, entre outros. Dessa forma, essa pesquisa apresentará a importância da reciclagem das sacolas plásticas para a sociedade, ressaltando também a importância fundamental do processo logístico.

1.1 Tema

Evidenciar a importância da reciclagem das sacolas plásticas, ressaltando também o processo fundamental da logística reversa.

1.2 Contextualização

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Flexíveis (ABIEF), o Brasil produz por ano cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas, com isso, fica evidente a necessidade de implantação de uma política de Logística Reversa (inexistente hoje por parte dos fabricantes), o que poderia ser feito também em parceria com os supermercados. (ABIEF, 2014) Atualmente, algumas ações estão sendo tomadas, reuniões entre governo, fabricantes e associações de consumidores são realizadas com frequência no sentido de viabilizar uma melhor utilização das sacolas plásticas.
Quando reciclamos sacolas plásticas,

Relacionados