Tcc 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ_ CHRISFAPI
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
HELDÂNIA CARVALHO VIEIRA VIANA



GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: PERSPECTIVAS FAMILIARES

Piripiri
Junho de 2012
HELDÂNIA CARVALHO VIEIRA VIANA


GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: PERSPECTIVAS FAMILIARES

Pré-projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalhode Conclusão do Curso Bacharelado em Enfermagem, Orientado pelo professor Geilson da Silva Pereira e Maria Auxiliadora (Orientadora metodológica).

Piripiri
Junho de 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 04
2. JUSTIFICATIVA 05
3. OBJETIVOS 06
3.1 GERAL 06
3.2 ESPECÍFICOS 06

4. REFERENCIALTEÓRICO............................................................................07

5. METODOLOGIA DA PESQUISA 08

6. CRONOGRAMA 10

REFERÊNCIAS 11


1.
INTRODUÇÃO

A gravidez na adolescência, atualmente é uma situação que se faz presente nos nossos dias. Mesmo com as diversas transformações vividas na sociedade, e as mais variadas mudanças na forma de agir e no comportamento das pessoas, a gravidez precoce ainda se faz presente.
O que seobserva atualmente no Brasil, é que não há um controle sobre a taxa de natalidade se torna necessária uma discussão abrangente e esclarecedora de temas como planejamento familiar e educação sexual. É alarmante o número de adolescentes que engravidam antes dos dezoito (18) anos números esses que crescem a cada dia.
Quando ocorre a gravidez na adolescência, geralmente indesejada, uma serie detransformações acontecem nas famílias, principalmente das adolescentes a qual vai passar todo o período gestacional, na maioria das vezes ao lado da sua família e as vezes sem apoio do pai da criança.
Em uma época de estrema liberdade, aliada a irresponsabilidade configurasse em um quadro de adolescentes sem limites. Um dos motivos que contribuem para o surgimento da gravidez na adolescência se daria aofato dos pais se distanciarem de seus filhos, com pouco ou nenhum diálogo.
A desinformação, aliada à falta de responsabilidade, da margem ao surgimento de uma geração de valores desgastados, praticamente sem limites. No lado oposto disso tudo, existe uma geração que possui um enorme numero de informações, e um excesso de liberdade, algo que se torna tão prejudicial quanto à ausência das mesmas.Por pensar que sabem demais, acabam por banalizar temas como sexo, deixando de dar devida importância que o assunto requer, contribuindo para o aumentando da incidência da gravidez na adolescência.
Diante desta problemática surge o seguinte questionamento; qual a perspectiva dos familiares frente à gravidez na adolescência principalmente no âmbito familiar?

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente, osadolescentes estão mais expostos ao aos riscos de uma gravidez precoce, sentindo todas as consequências que podem surgir advindos destes eventos, em uma fase na qual o seu desenvolvimento físico e psicológico ainda está em processo de formação. Este quadro precisa ser transformado e em seu lugar ser colocada principalmente a educação, a informação e a adequada assistência médica, psicológica esocial.
As consequências de uma gravidez indesejada em conjunto com os ricos psicológicos, físicos e sociais, a que a adolescente é exposta, diminuem drasticamente as possibilidades de a mesma levar uma vida independente e sadia. Levando em conta que, os riscos de uma prática sexual não orientada, não se limitam somente às gestações indesejadas; outras consequências biopsicossociais são tão ou maissignificativas que a própria gravidez.
As relações sexuais na adolescência, geralmente são esporádicas e imprevisíveis e em virtude da desinformação, da baixa frequência das relações sexuais e da irregularidade no uso dos métodos contraceptivos contribuem para o aumento constante de casos de gravidez na adolescência.
Torna-se necessário que as adolescentes tenham clareza a respeito de sua...
tracking img