Tca 785

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

Circuito de Disparo baseado no Integrado TCA 785
O Retificador Controlado pode ser subdividido em duas partes: potência, e controle. A parte de potência é obtida através de um estrutura semelhante em retificadores não controlados, com a diferença de substituirmos diodos da estrutura por tiristores. Essespor sua vez só permitem a condução quando recebem um pulso oriundo do circuito de disparo. Já a parte de controle, que é a responsável pelo disparo dos tiristores, é baseada no integrado TCA 785. Esse CI tem a finalidade de produzir um pulso de corrente no Gatilho para que ocorra o acionamento dos tiristores. No caso de retificadores monofásicos controlados (fig01) temos a seguinte topologia:Fig01. Retificador Monofásico Controlado de Meia Onda com Diodo de Comutação Representaremos agora a parte de potência de um circuito monofásico controlado de onda completa (fig02).

Fig02. Retificador em Ponte Monofásico Totalmente Controlado A ligação entre o circuito de disparo e os tiristores é basicamente representada pela estrutura da fig03:

Fig03. Terminais de Saída do Circuito deDisparo

O circuito integrado monolítico analógico TCA 785 com 16 pinos disponíveis é fabricado pela Icotron S/A Indústria de Componentes Eletrônicos. Entre várias aplicações gerais é dedicado à aplicação de controle de ângulo de disparo de tiristores (triacs e tiristores) continuamente de 0o a 180o . Sua configuração interna possibilita uma simplificada seleção de componentes externos parachaveamento, sem tornar muito volumoso o circuito final. Devido a sua versatilidade, permite inúmeras aplicações dentro da eletrônica, apesar de um componente dedicado à construção de circuitos de disparos para tiristores em geral. Descrição do seu Funcionamento a) Características principais de uso: • • • • • • • • Compatível com LSI (imune a ruído); Consumo interno de corrente, apenas 5 miliampéres;Possibilidades de inibição simultânea de todas as saídas; Operação em circuitos polifásicos, utilizando, mais de um TCA ligados em paralelo, ligação esta já prevista pelo fabricante; Duas saídas principais (corrente até 55 miliampéres) e duas em coletor aberto (corrente até 1,5 miliampéres); Uma saída para controle de triacs; Duração dos pulsos de saída determinada pela colocação de um capacitorexterno; Saída de tensão regulada em 3,1V.

b) Diagrama Interno Na fig.4 têm-se desenhadas, em termos de diagrama de blocos, as principais funções internas do integrado. Internamente, o integrado é alimentado por uma tensão regulada de 3,1V, independente das variações possíveis em sua alimentação externa,

estimada entre 8 e 18V. Essa tensão de 3,1V pode ser obtida no pino 8. O sincronismo éobtido através de um detetor de zero (pino 5), conectado a um registrador de sincronismo. O gerador de rampa, cujo controle está na unidade lógica, provém de uma fonte de corrente constante carregando o capacitor o C10, corrente essa controlada pelo potenciômetro P9, cuja finalidade é ajustar a amplitude da rampa, que vai a zero sempre que a tensão de sincronismo passa pôr zero, devido a saturação deum transistor em paralelo com o capacitor. O comparador de controle compara a tensão de rampa com a tensão de controle; quando essas forem iguais envia pulsos nas saídas via unidade lógica. Obtêm-se, então, no pino 15, pulsos positivos no semiciclo positivo de tensão de sincronismo, defasados entre si de 180o . Esses pulsos têm suas larguras determinadas pela conexão de um capacitor externo, C12,entre o pino 12 e o terra, de acordo com a Tabela 1 , e amplitudes iguais à tensão de alimentação do pino 16. Nos pinos 2 e 4 obtêm-se saídas complementares dos pinos 14 e 15, respectivamente, em coletor aberto, necessitando da ligação externa de um resistor entre os pinos 2-16 e 4-16, proporcionando uma corrente máxima de 5mA. A largura dos pulsos podem ser controlada através da conexão de um...
tracking img