Tc cone beam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomografia Computadorizada I-CAT Cone Beam Saúde em alta resolução

Tema: Aplicações do I-CAT no diagnóstico e versatilidade no trabalho
Essa obra é parte de uma aula destinada ao curso de especialização em implantes e tecnologia em Tomografia Computadorizada da Face, ministrada por José Guilherme C. Bellucci (Analista de Sistemas e Tecnólogo em Radiologia – guibellucci@hotmail.com).

Bauru- SP

O que é Tomografia Computadorizada ? Tomografia é um método de diagnóstico por imagem que se utiliza da radiação X permitindo a reprodução de imagens em diversos formatos. É usada particularmente nas áreas da Medicina e Odontologia. Os tomógrafos convencionais, geralmente utilizados na área médica, utilizam um feixe em leque para realizar a aquisição das imagens axiais, portanto, areconstrução para outros planos, tais como sagital e coronal é baseada em cálculos matemáticos realizados pelo próprio equipamento juntamente com softwares específicos, acometendo assim perda na qualidade final das reconstruções. Com os tomógrafos de feixe cônico, também chamados de Cone Bean podemos adquirir os planos de imagens (axial, coronal e sagital) com a mesma qualidade, não sendo necessáriorealizar nenhum tipo de reconstrução.

O uso das tecnologias de visualização e análise tridimensional de imagens médicas e de prototipagem rápida permitem que o cirurgião faça um planejamento cirurgico detalhado e simule com antecedência as intervenções mais complexas, que envolvem, por exemplo, alto grau de deformidade facial ou a colocação de próteses.

Processo de confecção da prótese comguta percha, que será utilizada para realização do Exame Tomográfico

Processo de confecção de um guia cirúrgico

Aplicações Físicas para os Arquivos em DICOM Prototipagem Rápida - Biomodelos

Daniela Nascimento Silva 1 (danitxf@hotmail.com), Marília Gerhardt de Oliveira 1, 2, Eduardo Meurer 3, Maria Inês Meurer 4, Ailton Santa-Bárbara 5, Ana Cláudia Lustosa Pereira 1, Henrique Telles deOliveira 1, Leonilson Gaião 1, Cláudia Marcela Hernandéz Cancino 1 e Gilséia Fernanda Petri Woitchunas 1

(1. Faculdade de Odontologia da Pontifícia Univ. Católica Rio Grande do Sul–PUCRS; 2. CNPq; 3. Curso de Odontologia da Univ. do Sul de Santa Catarina - UNISUL; 4. Depto de Patologia da Uni. Fed. de Santa Catarina - UFSC; 5. Centro de Pesquisas Renato Archer - CenPRA)

INTRODUÇÃO: Os avançostecnológicos ligados à tomografia computadorizada vieram contribuir, valiosamente, para a representação virtual da anatomia craniofacial. As imagens tridimensionais-3DP proporcionam uma melhor visualização de estruturas complexas, quando comparadas às bidimensionais ou à radiografia convencional. Entretanto, as imagens 3D visualizadas na tela do computador são representações bidimensionais epromovem somente uma ilusão da terceira dimensão, por meio de sombras e realces de partes do objeto. Uma perfeita representação 3D da anatomia óssea, só é possível por meio de um modelo real, que reproduza as estruturas com as mesmas dimensões encontradas no paciente. A integração da prototipagem rápida às imagens biomédicas vem agregar um novo componente aos exames complementares – o protótipo oubiomodelo – que reproduz fisicamente a região anatômica de interesse. Precisão nos processos de prototipagem rápida tem sido constantemente investigada. Uma tecnologia de prototipagem relativamente nova, a Impressão Tridimensional (3DP), confecciona biomodelos com custo menos elevado quando comparados aos tradicionais protótipos de Estereolitografia. O presente estudo objetiva avaliar ascaracterísticas dimensionais e a reprodutibilidade dos detalhes anatômicos nos biomodelos de 3DP, utilizando um mesmo protocolo de aquisição e manipulação de imagens tomográficas de um crânio seco (padrão-ouro).

METODOLOGIA: Utilizando um tomógrafo helicoidal, foram obtidos cortes tomográficos de um crânio humano seco. Para aquisição da imagem foram determinados os seguintes parâmetros: gantry sem...
tracking img