Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e Educação

Taylorismo


1) Como Taylor denomina o sistema de trabalho existente no seu tempo? Quais eram suas características? Quais eram as críticas colocadas por Taylor?



Taylor classifica como “iniciativa e incentivo” os mecanismos utilizados pela administração tradicional de seu tempo. Os operários escolhiam por si próprios os métodos mais econômicos pararealização de suas tarefas. O administrador por sua vez premiava seus funcionários de acordo com sua iniciativa, levando em consideração fatores como melhor esforço, inteligência, boa vontade e produção. O incentivo era dado na forma de elevação salarial, redução de horas de trabalho, prêmio, gratificação ou mesmo uma melhoria nas condições de trabalho, além de uma certa consideração pessoal e umtratamento mais amigável reconhecendo no funcionário a dedicação que permitiu a maior rentabilidade ao patrão. Taylor critica este procedimento dizendo que “a administração não poderia depender da iniciativa operária” antes sim deveria assumir o controle de todo trabalho, todo processo produtivo e evoluí-lo de suas características corporativas de ofício que se mostravam obsoletas na capacidade deaumentar o capital excedente em seu tempo.



2) Em que consiste a análise científica do trabalho? Qual é o seu objetivo?



A análise científica do trabalho consistia sobretudo em um estudo do movimento elementar de cada operário, identificando em cada movimento aqueles que são úteis e quais podem ser descartados aumentado com isto a concentração de trabalho em termos objetivos econseguindo desta forma um aumento da produtividade.



3) O que propõe o primeiro princípio taylorista?



Propõe a interferência e disciplina do conhecimento operário sob o comando da gerência, atribuindo à esta a função de sistematizar conhecimentos passados do processo produtivo de forma a que se tornem úteis ao operário em sua tarefa diária.



4) O que estabeleceo segundo princípio da OCT?



Estabelece que uma vez sendo o trabalho cientificamente sistematizado e dominado pela gerência cabe a esta selecionar e treinar o pessoal necessário à realização das tarefas, primando sempre por habilidades pessoais específicas as necessidades da tarefa, não havendo portanto a preocupação de que fossem homens extraordinários além destas atribuições.5) Taylor argumenta que com a OCT não há mais necessidade de “homens extraordinários” para realizar o trabalho. Comente.



Uma vez estabelecida e separada cientificamente cada parte do processo produtivo a empresa necessitaria apenas de um ser humano com competência o suficiente para a realização daquela tarefa específica. Se esta tarefa por sua vez fosse apenas apertar um determinadoparafuso não haveria portanto a necessidade de que o indivíduo que estivesse encarregado de realizá-la possuísse qualquer conhecimento ou aptidão para além disto. Dependendo da tarefa poderia até mesmo ser realizada por mulheres, crianças, pessoas aleijadas das mais diversas formas ou mesmo cegos.



6) Em que consiste o treinamento do trabalhador?



O treinamento dotrabalhador deve visar que este execute suas tarefas do modo que a sua gerência indicasse, obedecendo sempre sem questionamentos quanto a finalidade de suas tarefas, simplesmente deveria ficar atento as ordens recebidas de seus intrutores.



7) Quais são as funções que assume a gerência na OCT?



A gerência, por sua vez, assume todo o planejamento e controle do trabalho. Taylor defendiaque para esta função deveriam haver especialistas nas diversas funções produtivas da empresa, criando desta forma departamentos específicos para cada função.



8) A partir do texto, estabeleça a diferença entre tarefa e trabalho.



A tarefa consiste de atribuições específicas determinadas pela gerência enquanto que trabalho compreende uma complexidade maior de atividades, na...
tracking img