Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Tecnologia Industrial. Tayloysmo; Fordismo; Henri Fayol; Toyotismo; Professor: Davi Por:Fabrício Roberto nº14 Mecânica 3º Q

Taylorismo
O que é o Taylorismo, características, sistema de organização industrial, administração, objetivos, economia nas empresas

Frederick W. Taylor: criador do Taylorismo Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema deorganização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norteamericano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. Principais características e objetivos do Taylorismo: • • • • • • • • • • •Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empressa; Especialização do trabalhador; Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidões apresentadas; Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho; Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores; Implantação de melhorias nas condições e ambientesde trabalho; Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade; Criação de sistemas de incentivos e recompensas salariais para motivar os trabalhadores e aumentar a produtividade; Uso de supervisão humana especializada para controlar o processo produtivo; Disciplina na distribuição de atribuições e responsabilidades; Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testadose planejados para eliminar o improviso.

Fordismo
O que é o Fordismo, características, sistema de produção, Henry Ford, resumo

Linha de montagem: principal característica do fordismo O que é Dando prosseguimento à teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), dono de uma indústria automobilística (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar umagrande produção que deveria ser consumida em massa. Os países desenvolvidos aderiram totalmente, ou parcialmente, a esse método produtivo industrial, que foi extremamente importante para consolidação da supremacia norte-americana no século XX.

Henry Ford (1863-1947

Objetivo do sistema O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto,podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muitocapacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies. .

Fordismo para os trabalhadores Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou algunsproblemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema também se baseava no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção. Declínio do Fordismo. Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente OToyotismo. Um filme interessante que aborda o fordismo é “Tempos Modernos”, produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crítica ao sistema de produção em série, além de mostrar a combalida economia norte-americana após a crise econômica de 1929.

Um dos símbolos do fordismo

O FUNDADOR DA TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

Henri Fayol (1841-1925).

Jules Henri Fayol, nascido em...
tracking img