Taylorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Winslow Taylor, engenheiro mecânico e economista norte-americano, criou no final do século XIX um sistema de organização industrial, o Taylorismo, também conhecido como AdministraçãoCintífica.
Este sistema foi criado na época para ajudar a resolver os problemas encontrados nas empresas, sendo o problema principal reduzir custos de produção para maior rendimento, utilizando de divisãode tarefas.
Taylor teve dois períodos, onde publicou um livro em cada uma deles. No primeiro período foi a publicação do livro Shop Management (Administração de Oficinas) onde diz que o objetivo daAdministração é pagar salários menores e reduzir os custos de produção através de métodos científicos de pesquisa, onde os empregados deveriam estar colocados em seus postos com condições de trabalhoadequados e que se especializassem para exercer sua tarefa com precisão fazendo com que a produção e as normas fossem cumpridas.
Ele criou o método cartesiano, onde divide um trabalho em várias partespequenas para serem realizadas em menos tempo e depois uni-las novamente.
No segundo período publicou o livro Princípios de Administração Cientifica onde conclui que a empresa deve ser bemestruturada para aplicar seus princípios, não se esquecendo da sua preocupação quanto a tarefa do operário.
Em geral Taylor se preocupou em resolver o problema custo. Fez com que o trabalho fosse dividido empequenas partes. E como para ele o operário não tem a capacidade de pensar, fez com que cada um se especializasse em apenas uma das pequenas partes, sempre extremamente simples, que qualquer pessoapoderia executar, o que também ajudava no caso de demissão, pois qualquer pessoa poderia ocupar sua tarefa. Fez também com que tudo facilitasse o trabalho de cada funcionário, eliminando inclusive afadiga, para que assim tivessem mais disposição e mais tempo, o que aumentaria a produção. Fez com que os administradores das empresas conhecessem todo o processo da linha de montagem para poder...
tracking img