Taylorismo x fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Diferencie Taylorismo de Fordismo:
Tanto Taylor quanto Ford visavam a redução do tempo desperdiçado pelos operários durante o processo de produção. Enquanto Taylor buscou otimizar a produçãoeliminando os movimentos desnecessários que os operários faziam durante a produção e calculando o tempo exato necessário para a execução de cada tarefa. Para Taylor não havia mais o funcionárioespecializado em todo processo de produção, mas sim um funcionário previamente treinado para executar cada parte.
Já no Fordismo o funcionário não perde mais o tempo em ir buscar a matéria prima, ou ao passaro produto ao próximo setor da produção. Ford fixa o trabalhador no seu posto de trabalho para diminuir ao extremo o tempo perdido com o transporte da matéria prima e do produto fazendo com que estesatravés da linha de montagem passem pelo trabalhador fixo. E também aprimora mais a divisão do trabalho ao fazer com que o trabalho que antes em uma oficina era executado por uma única pessoa agoraera dividido entre varias pessoas.
2 - Qual o conceito de máquina na concepção do autor? E na concepção de Marx?
Na concepção do autor a máquina é a forma adquada do capitalismo,onde este,encontra suabase técnica adquada.
Segundo Marx,a máquina é o centro de um sistema de produção,sendo chama de “uma aplicação da ciência”.
Para ele com o uso de maquinarias, o trabalho humano seria chamado desupérfluo
3 - Apesar do capitalismo, qual a raiz das limitações da forma taylorista/fordista?
Um dos exemplos das limitações está nas palavras de Pignon e Querzola em seu artigo “ oabsenteísmo, tounover, o trabalho mal executado, e mesmo a sabotagem,tornaram-se os flagelos da industria automobilística americana”.para entender o por que do exemplo como limitação vamos considerar oseguinte dito por Aglietta:” trata-se da constatação de que o ser humano não se ajusta a um uniforme”. O que Marx também já colocava em seu tempo: ”o homem é um instrumento muito imperfeito de produção...
tracking img