Taylorismo e fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Taylorismo e Fordismo

O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas industriais e constatou que esses deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada, ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria, surgindo então a especializaçãodo trabalho. Ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador
desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando
o trabalho intelectual do trabalho manual.
No Taylorismo o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção, cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível eexatamente da maneira que lhe é ordenado. Tudo visa produzir o máximo possível em um intervalo de tempo, por isso as funções devem ser otimizadas e o ócio deve ser completamente evitado.
O norte-americano Henry Ford inovou o Taylorismo acrescentando a ele novas idéias e técnicas e, com isso, iniciou o processo do Fordismo. Este procedimento industrial é baseado na linha de montagem, onde astarefas altamente especializadas e realizadas no menor tempo possível são agora ligadas e o fluxo da produção é determinado pelos dirigentes. Tudo é organizado para
produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de
energia, os transportes e a formação da mão-de-obra.
Ele adotou três princípios básicos:
1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o empregoimediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade
de produção do homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maiorprodução.

O Processo - Kafka

Em uma manhã comum, Josef K., um jovem procurador de banco, foi surpreendido em sua residência por dois guardas que vieram comunicar-lhe sobre um processo que estava sendo movido contra ele. Pensando se tratar de uma brincadeira, Josef inicialmente não levou os guardas a sério. Como desconhecia o motivo pelo qual estava sendo processado, K. supôs que tal situação nãopassasse de uma pegadinha tramada por seus colegas de banco, para surpreendê-lo.
De início, Josef demonstra não se preocupar com o problema judicial que se iniciou. Com o desenrolar da história, Josef passa a se envolver crescentemente com o caso, prejudicando inclusive a sua promissora carreira profissional. O motivo do processo segue sinistro até as últimas linhas do livro. Tal como o acusado, osleitores também não ficam a par, embora sejam colhidas informações importantes sobre a obscura justiça no decorrer da trama.
Por fim, Josef K. é novamente abordado em casa, por funcionários da justiça (altamente burocrática e inacessível), dizendo que seu processo está no fim. Lendo a história todos acabam se solidarizando com o personagem, após se comoverem com a sua incessante luta pelaliberdade plena.
Infelizmente o desfecho é chocante. Josef K. é morto com uma brutal facada no peito. Absurdamente, em caráter oficial, foi feita a justiça! Do ponto de vista moral, o que se vê é o assassinato de um indivíduo de bom caráter.

Tempos Modernos

O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operáriodesempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a...
tracking img