TAYLORISMO, FORDISMO E TOYOTISMO

Páginas: 8 (1970 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
Estudo das Organizações

As organizações são as mais notórias, senão a mais dominante característica das sociedades modernas (SCOTT, 1998, p. 3). O estudo das organizações como ciência social através dos tempos passou por uma seqüência de evoluções até chegar aos dias de hoje. Além da evolução tecnológica e social, os conceitos e métodos de administração tiveram que se adaptar às diferentesformas de organização atualmente existentes.

Existem organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, produtoras de bens e de prestação de serviços, de grande e pequeno porte (SCOTT, 1998, p. 11-13), com atuação local e até global. Todas com algo em comum: atingir resultados sejam eles quais forem.

A evolução das organizações passou pelo desenvolvimento de várias escolas,iniciando no chão de fábrica e atingindo outras funções administrativas, além do movimento que via o homem como um recurso meramente econômico para as pessoas que formam uma estrutura informal com influência e até algum poder de decisão.

A bibliografia aqui apresentada, forma um grupo particular de conceitos e idéias com a concepção comum de uma organização racionalizada, onde cada pessoa é umcomponente de uma máquina bem construída e azeitada. A racionalidade é neste contexto “a extensão na qual uma série de ações é organizada de forma a alcançar objetivos predeterminados com a máxima eficiência” (SCOTT, 1998, p. 3).

A partir da racionalidade, saltar para a metáfora da máquina foi um passo rápido e natural, com conseqüências não só para os trabalhadores, mas também para toda asociedade, que está “moldando o mundo em consonância com princípios mecânicos” (MORGAN, 1996, p. 22).

Os Modelos Clássicos da Administração

1º) A administração científica de Frederick W. Taylor
Frederick W. Taylor (1856-1917), americano, era engenheiro e trabalhou na área de siderurgia. Foi o fundador de um movimento conhecido como administração científica (HICKSON e PUGH, 2004, p. 101) e sededicou ao estudo das tarefas humanas de forma a racionalizar o trabalho, minimizando o esforço e aumentando a produtividade.

Taylor desenvolveu cinco princípios básicos para fundamentar seu conceito. Para ele a execução das tarefas e a organização do trabalho devem ser separadas, todo o trabalho pode ser cientificamente analisado e quebrado em partes para ser feito por pessoas bem selecionadas etreinadas e da maneira mais eficiente possível. Para contrabalançar o efeito negativo do trabalho partilhado e monótono, Taylor desenvolveu um sistema de pagamento por produtividade na confiança de que as pessoas se motivavam exclusivamente por dinheiro (homem econômico).

Os princípios definidos por Taylor foram largamente utilizados por diversos tipos de indústrias, entre elas a Ford, alémde serem amplamente aceitos independente da ideologia política do país (MORGAN, 1996, p. 35; BARROS, 1999, p 79;). Apesar do forte aumento da produtividade, ele foi duramente criticado, ganhando a reputação de “o maior inimigo do trabalhador” (MORGAN, 1996, p. 32). Para HICKSON e PUGH (2004, p. 105) ele foi de fato mal interpretado.

2º) A ciência da Administração de Henri Fayol
Henri Fayol(1841-1925) foi um engenheiro de minas francês, tendo trabalhado nas áreas de mineração e metalurgia. Ao contrário de Taylor, Fayol dedicou seus estudos aos aspectos mais amplos da administração numa abordagem “top-down” (SCOTT, 1998, p. 40), tendo como alvo principal a gerência e a estrutura organizacional.

Para tal, ele elaborou um conjunto de princípios, dentre os quais o da coordenação e oda especialização (SCOTT, 1998, p. 40). A coordenação numa organização deve respeitar um princípio escalar de hierarquia, pois um superior possui uma capacidade limitada de supervisão. O princípio da especialização desdobra as funções industriais em atividades seis especializadas (HICKSON e PUGH, 2004, p. 110-111): técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contabilidade e gerenciais. Se os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fordismo, taylorismo e toyotismo
  • Fordismo, Taylorismo, Toyotismo
  • toyotismo,taylorismo,fordismo
  • Sociologia Taylorismo Fordismo Toyotismo
  • Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
  • taylorismo fordismo e toyotismo
  • FORDISMO, TAYLORISMO E TOYOTISMO.
  • Taylorismo, Fordismo e Toyotismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!