Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando abase sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração, sua maior contribuição para a administração. A administração cientifica tem com o objetivo de aumentar a eficiênciaoperacional.Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresasque, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo sepensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo. Por incrível que pareça, a tática funcionava.

Foram trinta anos de estudo até que Taylor publicasse sua teoria –acompanhada de fatos – conhecida como os “Princípios de Administração Científica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregadosganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.





BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES

Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica.
Salários maiselevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes.
Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia).
Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganhaforça, porque influencia diretamente na produtividade.
Oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores, treinando-os para produzir mais e com melhor qualidade. O treinamento passa a serresponsabilidade da gerência.
Eficiência na produção, sem implicar esforço extra dos trabalhadores.
Jornada de trabalho reduzida e pausas para descanso.
Concessão de dias de descanso remunerados...
tracking img