Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Taylorismo

Caracterizado com uma forma avançada de controle do capital, com o objetivo de elevar a produtividade do trabalho sobre processos de trabalho nos quais o capital dependia da habilidade do trabalhador, através do controle de todos os passos do trabalho vivo.
O taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era deresponsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi à padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.
Algumas características do Taylorismo:
- Racionalização da produção.
- Economia de mão-de-obra.
-Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gastos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.
- Acabar com qualquer desperdício de tempo.
Desde então, cada vez mais, tempo é uma mercadoria e o trabalhador que “vende” sua mão-de-obra, portanto, seu tempo tem a incumbência de cumprir com suas tarefas no menor tempo possível para produzir mais e mais.Como pode ser observado no filme clássico “Tempos Moderno” de Charles Chaplin, o trabalhador passa a efetuar movimentos repetitivos e bem elementares, com o ritmo imposto pelas maquinas e por quem as comandava. Seus supervisores diretos cronometravam seus movimentos e observaram quais os trabalhadores aperfeiçoavam o próprio tempo e produção.
Prêmios eram dados aos trabalhadores com melhortempo/desempenho e essa competição era promovida pelos gerentes.
Taylor entendia que a hierarquização evitava a desordem predominante do tempo no qual a organização ficava por conta dos trabalhadores. Separou desta forma, o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar de modo complexo (planejar) e aqueles que eram pagos e mal pagos paraexecutar.
A mão-de-obra operaria naquela época não era exigida escolaridade e o trabalho sistemático fazia dos trabalhadores peças descartáveis, pois peças de reposição não faltavam. Era grande a economia na folha de pagamento das indústrias, pois na maioria dos trabalhadores era sem qualificação.

Fordismo

O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assimbaratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa.
Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção e assim não era necessária utilizaçãode mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
Em síntese, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro, My Life and Work, que pode ser resumida assim:
1) Princípio da intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos, matérias-primas e a rápidacolocação do produto no mercado.
2) Princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.
3) Princípio de produtividade: consiste em aumentar aquantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.
O modelo de regulação fordista se baseava, sinteticamente, na “produção em série” realizada por trabalhadores estimulados a produzir mais por recompensas salarias, ou seja, os acréscimos de produtividade eram correspondidos por acréscimos de salários nas empresas e uma distribuição de renda...
tracking img