Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho conta com o estudo da teoria científica no âmbito da administração e gerenciamento. A teoria científica foi idealizada por F. W. Taylor, em meados do século XIX, através de diferentes análises e observações em relação ao trabalhado dos operários.




A teoria científica é designada também como “administração científica”, e é fundamentalmente o que a teoria prega, aadministração do processo usando-se de preceitos científicos.




Este estudo conta, mais especificamente, com a origem da teoria científica, a sua evolução em dois períodos – 1° e 2° período de Taylor, os principais pensadores adeptos da teoria, as características e os princípios da mesma, bem como a apreciação crítica e a aplicação desta na área da enfermagem.




Por fim, estetrabalho traz as alterações inerentes à existência da teoria científica no âmbito da produção industrial, bem como a revolução que impulsionou as inúmeras críticas recebidas.




























1 A TEORIA CIENTÍFICA




A teoria científica no âmbito da administração provém da aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, afim de alcançar elevada eficiência industrial. A junção entre a teoria científica e a prática originou o termo “Administração Cientifíca”. (CHIAVENATO, 2000)




A administração científica foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupaçãooriginal foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. (CHIAVENATO, 2000)




1. A origem da teoria




O fundador da Administração Científica, Frederick Winslow Taylor (1856 a 1915), nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Originário de umafamília quaker, grupo religioso de tradição protestante, foi educado em uma mentalidade de disciplina e princípios rígidos.(CHIAVENATO, 2000)




Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, e posteriormente a contramestre, até chegar a engenheiro, se formando pela Stevens Institute. (CHIAVENATO, 2000)




Nesta época vigorava o sistema depagamento por preço ou por tarefa. Os patrões tentavam fixar o preço da maneira com que mais lucravam, ao passo que os operários reduziam o ritmo de produção em jus ao preço pago pelo patrão. Isto impulsionou Taylor a estudar o problema para atender a uma solução que beneficiasse patrões e empregados. (CHIAVENATO, 2000)

2. O desenvolvimento da Teoria Cientifica




Odesenvolvimento da teoria cientifica se deu em dois períodos.




1.2.1Primeiro período de Taylor




O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (Administração de Oficinas), em 1903, sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo dos Tempos e Movimentos. O ponto de partida de Taylor foi a aplicação dosprincípios tecnológicos de sua época ao trabalho manual. (CHIAVENATO, 2000)




Taylor começou analisando, junto com os operários, as tarefas de cada um, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os. Concluiu que o operário mais produtivo quando percebe que obtém a mesma remuneração que o colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo ointeresse e se tornando igual aos demais. Daí surge a necessidade de pagar mais ao operário que mais produz. (CHIAVENATO, 2000)




Em essência, Taylor diz em seu livro que o objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para...
tracking img