Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO




Rio Grande – RS
14/04/2011

Trabalho apresentado ao professor Mario Wolfart
a disciplina de Gestão da turma E, do
1°semestre de Automação Industrial.

1. Explique a teoria da administração cientifica?
É uma teoria que se baseia no método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/beneficio ao sistema ao produtivo. Taylor com essateoria procurava uma forma de elevar o nível da produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar o custo de produção.

2. Quais as características da administração cientifica?
Suas características são: Divisão das tarefas dentro de uma empresa; Especialização do trabalho; Treinamento e preparação dos trabalhadores de acordo com as aptidõesapresentadas;
Análise dos processos produtivos dentro de uma empresa como objetivo de otimização do trabalho; Adoção de métodos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores; Implantação de melhorias nas condições e ambientes de trabalho; Uso de métodos padronizados para reduzir custos e aumentar a produtividade; Uso de supervisão humana especializada para controlar o processoprodutivo; Disciplina na distribuição d atribuições e responsabilidade; Uso apenas de métodos de trabalho que já foram testados e planejados para eliminar o improviso.

3. Quais as criticas ao sistema de Taylor?
Mesmo com as vantagens do sistema criado por ele, apresentava muitos conflitos entre os administradores e trabalhadores que geralmente se sentiam explorados, acreditando que esse tipode administração nada mais era que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais ganhar menos. Outra critica foi que ele tinha transformado o homem em uma maquina ignorando as necessidades do trabalhador, já que os gerentes não ouviam as idéias das classes hierárquicas inferiores. E também por que eles tratavam as pessoas como um grupo só, não reconhecendo as diferenças humanas e sociaisentre elas.

4. Explique a teoria clássica da administração?
Essa teoria foi idealizada por Henri Fayol que caracteriza o sistema de organização tendo a visão de um homem econômico e buscando a máxima eficiência .

5. Quais as características da administração clássica?
Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção,Disciplina, Prevalência dos interesses gerais, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de corpo.

6. Quais as criticas do sistema de Fayol?
Foram feitas criticas por causa da sua pouca originalidade na definição dos princípios gerais da administração, concepção da organização com ênfase exagerada na estrutura e pela suainsistência para utilização da unidade de comando e centralização da autoridade denotando a influencia das antigas concepções militares e eclesiásticas.

7. Explique:
*Organização racional do trabalho: É uma tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios receberam o nome de organização racional do trabalho.*Análise do trabalho e estudos dos tempos e movimentos: Refere-se a divisão e subdivisão de todos os movimentos para execução de cada operação.
* Conceito de eficiência e eficácia: Eficiência e fazer tudo certo em um processo qualquer. Eficácia seria ligado ao objetivo em si, relação entre os resultados almejados e os previstos.
*Estudo daFadiga Humana: Baseado na anatomia e fisiologia humana, foi observado que a fadiga leva a uma diminuição da capacidade produtiva do operário.
*Divisão do Trabalho e especialização do operário: Essa odivisão passou a ser executada com cada operário executando uma única tarefa ou varias tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e ás normas de...
tracking img