Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
DE FREDERICK WINSLOW TAYLOR1
Por Roneison Batista Ramos2
A busca permanente pela eficiência é um fato importante a ser considerado nas organizações, sejam elas atuais ou não. A eficiência é, na realidade, uma das bases da produtividade máxima que garante a sobrevivência das empresas no mercado.
Um dos principais precursores em eficiência e produtividadena história da administração foi Frederick Winslow Taylor que desenvolveu os princípios da administração científica e que foram publicados no livro “Princípios de Administração Científica” em 1911 (um século atrás). Nele Taylor propôs que as decisões baseadas na tradição oral deveriam ser substituídas por procedimentos precisos após estudo criterioso de um indivíduo realizando o seu trabalho e aaplicação desse estudo exigiria um alto grau de controle gerencial sobre as práticas operacionais de trabalho.
Princípios de Administração Científica está divido em três partes. Introdução, onde Taylor inicia com a fala do presidente T. Roosevelt sobre eficiência o que, segundo ele, deveria ser o foco principal dos homens de dos sistemas de organização. Na segunda parte, Fundamentos daAdministração Científica, Taylor vai afirmar que as indústrias de sua época padeciam de males que poderiam ser agrupados em três fatores. Primeiro: vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Haveria três causas determinantes da vadiagem no trabalho, que podem serassim resumidas: o erro que vem de época imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que o maior rendimento do homem e da máquina terá como resultante o desemprego de grande número de operários; o sistema defeituoso de Administração, comumente em uso (iniciativa e incentivo), que força os operários à ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses; osmétodos empíricos ineficientes, geralmente utilizados em todas as empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte do seu esforço e do seu tempo. Segundo: desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização de cada tarefa. Terceiro: falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
1. Resenha apresentada para obtenção de notaparcial na disciplina Teoria Geral da Administração, ministrada pelo Prof. Adm. Paulo César Diniz de Araújo, M.Sc. e M.B.A.
2. Aluno do curso de Administração da Universidade do Estado do Amazonas, matricula nº 1113010047.
Para resolver esses males, Taylor idealizou os Princípios da Administração Científica, a terceira parte do livro, que tem enfoque no método científico para a realização dastarefas, seleção e treinamento trabalhadores, supervisão e orientação dos trabalhos e consolidação da divisão do trabalho entre os operários, pela especialização de cada um.
Os principais pontos destacados por Taylor foram:
Seleção científica do trabalhador – o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A boa execução da tarefa, resultado de muito treino, é importantepara o funcionário e para a empresa.
Tempo-padrão – o trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência. É muito importante contar com parâmetros de controle da produtividade, porque o ser humano é naturalmente preguiçoso. Se o seu salário estiver garantido, ele certamente produzirá o menos possível.
Plano de incentivo salarial – a remuneração dos funcionários deve serproporcional ao número de unidades produzidas.
Trabalho em conjunto – os interesses dos funcionários e da administração podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.
Gerentes planejam e os operários executam - o planejamento deve ser de responsabilidade...
tracking img