Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia

Oficialmente criada em 21 de outubro de 1966 durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, em São Paulo, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo (Fundacentro) e uma intituição voltada para o estudo e pesquisa das condições do ambiente de trabalho e da saúde do trabalhador.
Antes mesmo da sua oficialização, ela começou a caminhar no inicio da década de 60, onde ogoverno percebeu os altos índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e começou uma parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho). No desenvolver da sua historia cada vez mais mostra o objetivo da sua criação, pois em 1974 ela vinculou-se ao Ministério do Trabalho, atual Ministério1 do Trabalho e Emprego, aumentado suas atividades.
Em 1983 com a criação do CTN (CentroTécnico Nacional), que e um centro de pesquisa na área urbana e rural dispondo de moderna infraestrutura técnico-cientifica com grande acervo bibliográfico. A Fundacrentro possui de varias unidades descentralizadas em 11 estados e no Distrito Federal, agindo através dos princípios do Tripartismo (Governo, Empregadores e Sindicatos), tendo sua instância máxima o Conselho Curador composto pelos membrosdo Tripartismo.
A Fundacentro e líder na America Latina com intercâmbios e com outros países na área de Segurança e Saúde do Trabalhador, designada como colaboradora da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da OIT.

Missão

De acordo com o estatuto da Fundacentro Art 2°, a instituição tem missão de realizar estudos e pesquisas referentes aos problemas de segurança, higiene, meioambiente, e medicina do trabalho e :
I- Pesquisar e analisar o meio ambiente do trabalha e do trabalhador, para a identificação das causas dos acidentes e das doenças do trabalho.
II- Realizar estudos, testes e pesquisas relacionados com a avaliação e o controle de medidas, métodos e de equipamentos de proteção coletiva e individua do trabalhador.
III- Desenvolver e executar programas deformação, aperfeiçoamento e especialização de mão de obra profissional, relacionados com as condições de trabalho nos aspectos de saúde, segurança, higiene e meio ambiente do trabalhador.
IV- Promover atividades relacionadas com treinamento e a capacitação Professional de trabalhadores e empregadores
V- Prestar apoio técnico aos órgãos responsáveis pela política nacional de segurança,higiene e medicina do trabalhador, bem como a orientação a órgãos públicos, entidades privadas e sindicais, tendo em vista o estabelecimento e a implantação de medidas preventivas e corretivas de segurança, higiene e medicina do trabalho.
VI- Promover estudos que visem o estabelecimento de padrões de eficiência e qualidade referentes às condições de saúde, segurança, higiene e meio ambiente dotrabalho e do trabalhador.
VII- Exercer outras atividades técnicas e administrativas que lhe forem delegadas pelo Ministro de Estado e Emprego.

Atuação

A Fundacentro foi a primeira a formar, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens do trabalho, no Brasil, até 1986 era a Fundacentro que ministrava esses cursos, formando mais de cemmil alunos.
Além de sua atuação no êxodo rural e urbano, ela possui um grande acervo bibliográfico uma das bibliotecas especializadas mais completas, dispõe de uma rede de laboratório em segurança, higiene e saúde no trabalho. Possui um grande leque de variedades de profissionais como engenheiros químicos, físicos médicos, agrônomos, psicólogos, sociólogos e educadores que atuam em trêsfrentes:
* Desenvolvimento de pesquisas em segurança e saúde no trabalho;
* Difusão de conhecimentos, por meio de ações educativas como cursos, congressos, seminários, palestras, produção de material didático e de publicações periódicas cientificas e informativas;
* Prestação de serviços à comunidade e assessoria técnica a órgãos públicos empresariais e de trabalhadores

Centro...
tracking img