Taylor x ford

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MARTHA FALCÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - 50 PERÍODO
RESENHA GERAL: TAYLORISMO x FORDISMO

A origem da administração científica deu-se com o desenvolvimento das escolas daadministração, que tinham como objetivo aumentar a produtividade do trabalhador por meio de uma análise científica da mão-de-obra operária, com o fim de encontrar técnicas que permitissem a realização dotrabalho da forma mais rápida possível, assegurando maiores ganhos ao empregador e empregado.
Quem primeiro iniciou seus estudos foi, Frederick Winslow Taylor. Suas experiências e pesquisas,representaram um manual de práticas quanto à formalidade na estrutura e processos organizacionais. O homem era utilizado como meio de alcançar os anseios econômicos, sendo parte de uma modelo mecanicista,ignorados outros fatores como relacionamentos ou habilidades. A indústria desprezava o potencial inovador e criativo, pois preferia vê o homem como um ser que deveria estar debaixo de autoridade. Entendiaque sua essência era tendenciosa a negligência e irresponsabilidade, devendo ser constantemente controlado. Adotou o estabelecimento de objetivos, a divisão das tarefas e a racionalização do trabalhodos operários, melhorando o desempenho com o menor tempo, uniformizando a forma de execução das atividades, selecionando por aptidões e oferecendo bônus pelo acréscimo da produção. Com a adoçãodessas medidas resolveu parte dos problemas encontrados nas industrias, uma vez que a falta uniformidade das tarefas e padronização do tempo de execução dificultava o controle por parte da alta gerência.As empresas passaram a utilizar métodos científicos, alcançando eficiência e aumentando seus lucros.
Henry Ford, empresário de sucesso e fiel seguidor de Taylor, adotou suas práticas implantando-asna sua fábrica de automóvel. Conseguiu inovar, introduzindo um sistema de esteiras automatizadas, onde os movimentos eram adaptados à velocidade do equipamento, da forma mais confortável escolhida...
tracking img