Taylor,ford e fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
TAYLOR 2
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 2
ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO 3
PRINCIPAIS CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 4
HENRY FORD 5
FILOSOFIA DE TRABALHO 8
JULES HENRI FAYOL 9
PRINCIPAIS CRÍTICAS SOBRE A TEORIA CLÁSSICA 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
FORD O HOMEM E A MÁQUINA 14
ESTUDO DE CASO: HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 14
ESTUDO DE CASO: A INSPIRAÇÃO DE ARMANDO 15
REFERÊNCIAS16


TAYLOR

Frederick Winslow Taylor nasceu em 1856, na Filadélfia, após ter sido aprovado para admissão em uma escola de direito, tornou-se trabalhador manual. A decisão de Taylor deixa dúvidas, se a escolha foi porque os estudos prejudicaram sua visão, ou por não querer ser advogado, como o pai.
Entre 1874 e 1878, Taylor trabalhou em uma empresa que fabricava bombas hidráulicas, ondeele fazia o trabalho de torneiro. Já nesta época ele observava a má administração “considerada por ele”.
Em 1878, ingressou em uma usina siderúrgica onde trabalhou doze anos. Nesta empresa ele começou como trabalhador e terminou como engenheiro chefe. Nesse período ele estudava à noite e em 1883 ele foi titulado mestre em engenharia.
Ao longo de sua carreira, Taylor procurou resolver problemas queeram e continuam sendo comum nas empresas. Ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, que ficou conhecido como sistema Taylor, após chamado Taylorismo e finalmente administração científica.
Entre 1890 e 1893, Taylor foi gerente de uma empresa fabricante de papel, após sair desta empresa, ele se estabeleceu como consultor. Foi nesta mesma época, que ele foi contratado pelaBethlehem Steel, uma grande siderúrgica, lá Taylor desenvolveu suas idéias a respeito da administração científica. Ainda nesta empresa, ele teve uma invenção que aprimorou a capacidade de linha de corte em 200 a 300%.
Em 1901, Taylor se dedicou na divulgação de suas idéias. Em 1910, foi criada a sociedade para Promoção da Administração Científica, que passou a ser chamada de sociedade Taylor, em1915, ano de sua morte.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

O berço da administração científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME), fundada em 1880, da qual Taylor era sócio e chegou à presidente. O movimento desenvolveu-se em três momentos:
Primeira fase: ataque ao problema dos salários, estudo sistemático do tempo, definição de tempos - padrão, sistema de administração detarefas.
Segunda fase: ampliação de escopo, da tarefa para a administração, definição de princípios de administração do trabalho.
Terceira fase: consolidação dos princípios, proposição de divisão de autoridade e responsabilidade dentro da empresa, distinção entre técnicas e princípios.
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidenseFrederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. Para Taylor, a Administração deve ser tratada cientificamente, não empiricamente, ela cuida dos padrões de produção, padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando oaumento da eficiência ao nível operacional. É considerado um subcampo da perspectiva administrativa clássica.
Taylor pretendia definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüências modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem asinstruções, faz o que lhe mandam fazer.

ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO

Estudo de tempos e movimentos: objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.
Estudo da fadiga...
tracking img