Taxonomia

Páginas: 3 (664 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2013
IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campos Araguatins

Discente: Cidileia Firmino de Souza
Docente: Emiliana

TAXONOMIA: Estudo dirigido sobre a teoria evolutivaAraguatins – TO
31.01.2013
Síntese de Taxonomia

O que é Plesiomorfia e Apomorfia?

Plesiomorfia (do grego, πλησιος, "próximo a" e μορφη, "forma") é um termo empregado em cladística paradesignar uma característica considerada primitiva que foi modificada a outra mais recente dentro de uma linhagem. Para o estabelecimento das plesiomorfias, é necessária a comparação de uma linhagemestudada com um grupo externo (uma outra linhagem supostamente aparentada filogeneticamente daquela em questão) para verificar o grupo supostamente mais primitivo. Daí considera-se plesiomórficos oscaracteres apresentados por este grupo. Simplesiomorfias são plesiomorfias compartilhadas por mais de um membro de uma linhagem. Plesiomorfia é também uma característica que vários grupos possuem, assim nãodefine um único grupo. É uma característica primitiva, herdada de ancestrais distantes. Exemplos:
* A presença de vértebras é uma condição apomórfica em relação à ausência de vértebras(plesiomórfica). Os mamíferos possuem vértebras, mas isso não os caracteriza como mamíferos.
* As apomorfias dos mamíferos são: glândulas mamárias e pêlos.
* A presença de membros anteriores em serpentesé uma condição plesiomórfica que foi modificada à sua ausência ou à transformação em órgãos vestigiais. 

Apomorfia (do grego, απο, "longe de" e μορφη, "forma") é o termo designadopara definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de uma espécie ancestral. As características apomórficas são deduzidas a partir de estudos de anatomia comparada. Ascaracterísticas escolhidas devem ser homólogas. Uma condição é dita como sendo apomórfica em relação à outra; podendo ser classificada como plesiomórfica se modificada a condição de referência....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • taxonomia
  • Taxonomia
  • taxonomia
  • Taxonomia
  • Taxonomia
  • Taxonomia
  • Taxonomia
  • taxonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!