Taxonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da taxonomia
Primeiros taxonomistas
Taxonomia tem sido chamado de "profissão mais antiga do mundo",[7] pois nomear e classificar nossos arredores foi provavelmente uma das primeiras coisas que a humanidade fez para poder se comunicar. Foram importantes para saber os nomes das plantas e animais venenosas e comestíveis, para comunicar essas informações para os outros membros da famíliaou grupo.
No Oriente, um dos primeiros registros de farmacopeias foi escrito por Shen Nung, imperador da China (c. 3000 aC). Ele queria divulgar informações relacionadas com a agricultura e medicina, e diz-se ter provado centenas de plantas com o objetivo de aprender o seu valor medicinal. Registros são difíceis de interpretar depois de algum tempo, mas ilustrações de plantas medicinais aparecemem pinturas egípcias de c. 1500 aC. [9] As pinturas mostram claramente que essas sociedades valorizavam e comunicavam o uso de diferentes espécies e tinham uma taxonomia básica.
De Aristóteles até Plínio
Registros históricos mostram que a classificação dos organismos informalmente ocorreu nos tempos de Aristóteles (Grécia, 384-322 aC)[10], que foi o primeiro a começar a classificar todas ascoisas vivas. Alguns termos que ele deu para os animais, como os invertebrados evertebrados ainda são comumente usados. Seu aluno Teofrasto (Grécia, 370-285 aC) continuou esta tradição e escreveu uma classificação de 480 plantas chamado Historia Plantarum. Vários grupos de plantas reconhecidas atualmente ainda pode ser rastreada até Teofrasto, comoCornus, Açafrão e Narciso. O próximo granderessurgimento de taxonomistas chegou com Plínio, o Velho (Roma, 23-79 dC). Elaborou 160 volumes do trabalho Naturalis Historia, descreveu muitas plantas e deu muitos nomes latinos com nomenclatura binomial.
Taxonomistas Pré-Linnaeus




Página de título do Systema Naturae, Leiden, 1735
Não foi 1500 anos depois que as obras taxonômicas se tornaram suficientemente ambiciosas para substituir os textosantigos. Isso é muitas vezes creditado ao desenvolvimento das sofisticadas lentes ópticas, o que permitiu o estudo da morfologia dos organismos com muito mais detalhes. Um dos primeiros autores a tirar vantagem deste salto tecnológico foi Andrea Cesalpino (Itália, 1519-1603), que é muitas vezes é referido como "o primeiro taxonomista". Sua grande obra De Plantis saiu em 1583 e descreveu mais de1.500 espécies de plantas. Duas grandes famílias de plantas que ele primeiro reconheceu ainda estão em uso hoje: o Asteraceae e Brassicaceae. Em seguida, no século XVII,John Ray (Inglaterra, 1627-1705) escreveu muitas obras taxonômicas importantes. Indiscutivelmente a sua maior realização foi Methodus Plantarum Nova (1682), onde publicou mais de 18.000 espécies de plantas. Na época suas classificaçõesforam, a mais complexa produzida por um taxonomista, pois ele baseou seus táxons em muitos caracteres combinados. Os próximos trabalhos taxonômicos importantes foram produzidos por Joseph Pitton de Tournefort (França, 1656-1708). Seu trabalho, a partir de 1700, Institutiones Rei Herbariae, incluiu mais de 9.000 espécies em 698 gêneros, isso influenciou diretamente Carl Linnaeus, pois era o textoque ele usou quando era um jovem estudante.

Aristóteles classifica os animais
A fotografia (lado esquerdo) mostra o busto de Aristóteles, considerado o “pai” da Zoologia (384-322 a.C.). O selo da Grécia (no centro) emitido em 1956, também mostra a efígie de Aristóteles. Do lado direito, detalhe ampliado da obra “A Escola de Atenas”, pintada por Rafael.

Filósofo grego, Aristóteles nasceno ano de 384 antes de Cristo, em Estagira, antiga Macedônia, atual província da Grécia. Ele morreu em Cálcis, Eubeia, em 322 antes de Cristo.
Aos dezoito anos, na Escola de Atenas, permanece como discípulo de Platão. Em 343 antes de Cristo, é chamado para ser professor deAlexandre, o Grande. Autor da primeira teoria dramática com o livro Poética, único livro épico sobre a tragédia. Foi grande...
tracking img