Taxonomia das algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Trabalho de Biologia Aplicada: Taxonomia das Algas

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, solicitado nadisciplina de Biologia Aplicada, pelo Professor João Batista.

CUIABÁ-MT
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

RAFAELA ARAUJO COSTA

CUIABÁ-MT
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. CYANOPHYTA(Cianobactérias)
3. EUGLENOPHYTA (euglenóides)
4. CHRYSOPHYTA (diatomáceas)
5. CHLOROPHYTA (algas verdes)
6. PHAEOPHYTA (algas pardas)
7. RHODOPHYTA (algas vermelhas)
8. PYRROPHYTA (dinoflagelados)

1. INTRODUÇÃO

As algas são organismos fotossintetizantes. Apenas abriga um grupo de organismos que possuem clorofila a, não possuem um talo diferenciado em raiz, caule e folhas,possuem hábitos aquáticos e são eucariontes heterotróficos, autotróficos ou mixotróficos.
São organismos clorofilados, possuindo principalmente clorofila a, mas o fato de serem clorofiladas não as obriga serem verdes, pois possuem outros pigmentos que podem mascarar o verde da clorofila. Estes pigmentos podem conferir cores azuladas, pardas, avermelhadas e até negras.
Normalmente, numecossistema equilibrado, o crescimento das algas é controlado pelas condições do ambiente, como temperatura, alimento disponível, etc. e quando há um desequilíbrio, normalmente provocado pelo homem através da poluição, as algas se multiplicam numa taxa maior, causando fenômenos como a maré vermelha, que é o acúmulo de toxinas provocadas pela alga, podendo causar vários prejuízos ambientais e financeiros.O fitoplâncton é muito importante no Ciclo do Carbono na atmosfera, pois utiliza o CO2 presente no ar para a produção de seu alimento (fotossíntese), contribuindo assim para a diminuição desse gás na atmosfera e consequentemente, diminuição do efeito estufa.

Taxonomia: CYANOPHYTA (Cianobactérias), EUGLENOPHYTA (euglenóides), CHRYSOPHYTA (diatomáceas) ,CHLOROPHYTA (algas verdes) ,PHAEOPHYTA(algas pardas) ,RHODOPHYTA (algas vermelhas) ,PYRROPHYTA (dinoflagelados).

2. CYANOPHYTA (Cianobactérias)
Cianobactérias ou cianofíceas, conhecidas popularmente como algas azuis, são seres procarióticos, como bactérias comuns, e fotossintetizantes, como as algas. Esses organismos podem viver em diversos ambientes, inclusive em condições extremas: rios, estuários, mares, rochas, paredes,troncos de árvores, águas de fontes termais, lagos antárticos, regiões com altas concentrações de salinidade, etc. Essa capacidade adaptativa é uma de suas características marcantes, embora tenham crescimento mais favorável em ambientes de água doce. 

As cianofíceas podem ser unicelulares, vivendo isoladas ou em colônias, ou podem se apresentar com células organizadas em filamentos. Há registros decolônias filamentosas de mais de um metro de comprimento. Estas podem produzir os acinetos, esporos resistentes que podem dar origem a novas colônias. 

Esses seres autotróficos fotossintéticos requerem água, dióxido de carbono, substâncias inorgânicas e luz para se manterem. Dependendo da oferta de luz, fósforo, nitrogênio e outros poluentes orgânicos, podem ser encontrados em profundidadesmaiores. 

Classe: Cyanophyceae
Subclasse: Hormogonophycideae
Ordem: Nostocales
Família: Nostocaceae
Espécie: Anabaena spiroides

Classe: Cyanophyceae
Subclasse: Coccogonophycidae
Ordem: Chroococcales
Família: Choroococcaceae
Espécie: Microcystis sp


Classe: Cyanophyceae
Subclasse: Hormogonophycidae
Ordem: Nostocales (= Oscillatoriales)
Família: Nostocaceae
Espécie:...
tracking img