taxia espinacerebelar

524 palavras 3 páginas
A Ataxia Espinocerebelar doTtipo 3 (SCA3) ou Doença de Machado-Joseph (MJD) é uma desordem neurodegenerativa autossômica dominante caracterizada por ataxia cerebelar progressiva. Pode apresentar uma variedade de manifestações clínicas que incluem ataxia, oftalmoplegia externa progressiva, sinais piramidais e extra piramidais, distonia com rigidez e atrofia muscular distal. A MJD ou
SCA3 é a mais freqüente ataxia espinocerebelar de padrão autossômico dominante encontrada na população brasileira, ocorrendo em aproximadamente 50% dos casos. As manifestações clínicas usualmente iniciam-se na fase adulta, mas a faixa de idade para o início dos sintomas é bastante ampla podendo-se iniciar em qualquer época da vida (de 5 a 73 anos).
Genética
Estudos moleculares demonstraram a existência de uma área de instabilidade mutação (expansão) responsável pela MJD. A causa genética da doença é devida a um aumento do número de repetições de três pares de bases nitrogenadas (CAG)n na região do gene MJD1 do cromossomo 14. Essas repetições são altamente polimórficas na população. Os indivíduos normais apresentam de 12 a 40 cópias desta repetição, enquanto que os indivíduos clinicamente afetados têm 61 ou mais cópias da repetição.
Indivíduos com expansão entre 41 e 60 repetições podem apresentar manifestações clínicas ou não.
Correlações do número de repetições com a idade para o início da doença não são suficientemente precisas para serem usadas clinicamente.
A pesquisa desta mutação deve ser realizada para confirmação do diagnóstico clínico dos indivíduos sintomáticos, como teste pré-natal para famílias de alto risco, ou mesmo para identificar a expansão em pacientes assintomáticos que apresentam risco familiar para o desenvolvimento desta doença.
Valores de referência
Os indivíduos normais apresentam de 12 a 40 cópias desta repetição, enquanto que os indivíduos clinicamente afetados têm 61 ou mais cópias da repetição. Indivíduos com expansão entre 41 e 60

Relacionados