Taxas de crescimento econômico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2156 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Temos como objetivo explicar e exemplificar como funcionam as taxas de crescimento, nos baseando em dados e teorias de economistas e correntes econômicas ao longo da historia, levando em conta as diferentes idéias levantadas, além de dados a respeito do crescimento econômico da nossa região.
Demonstrar os diferentes indicadores de crescimento econômico, e dados em gráficos paraque se possa acompanhar através de valores com flui a variação do crescimento econômico de uma determinada região.

























Crescimento econômico


Crescimento econômico é um agregrado macroeconômico que tem como objetivo medir o indice de crescimento de uma determinada região. Mas como fazer isso? O crescimento econômico já foi determinado pelavariação do PIB (Produto Interno Bruto) que representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O crescimento econônomico, atualmente, é avalido pela capacidade qualitativa de um país de gerar de gerar riquezas e não mais quantitativa, diferente de como se pensava no inicio do século XX. Todo crescimentoeconômico de um país apresenta origens históricas vinculadas à região. O processo de crescimento de um país depende muito da ideologia que tal nação se encontra estruturada, como por exemplo: um país capitalista tem um ponto de vista, quanto a sua política de crescimento econômico; entretanto, as nações socialistas já vêem as coisas de maneira totalmente diferentes.
Falamos de uma capacidade decrescimento qualitativo já que é preciso fazer uma distinção entre dois tipos de crescimento econômico. Tende-se a medir crescimento econômico pelo aumento do PIB. No entanto, crescimento econômico é aumento de renda, do total dos bens produzidos. Desta forma, há um crescimento artificial, de curto prazo, que está ligado à ocupação da capacidade produtiva existente. Por outro lado, há um crescimentosustentável, de longo prazo, que é um fenômeno de oferta e depende da ampliação da capacidade produtiva, do juro baixo e, principalmente, do avanço tecnológico e da redução de impostos e tarifas. Também deve-se considerar, que para um país crescer, é de suma necessidade a oferta de capital humano e a capacidade de consumo da população.
Gráfico 1:










Analisando o Gráfico 1(página anterior), que retrata o crescimento real do PIB do Brasil de 1995-2004 comparando com o PIB per capita (valor do PIB dividido pelos habitantes) vemos que em todos os anos houve um aumento percentual do PIB porém em alguns anos houve uma queda no percentual do PIB per capita, demonstrando assim que o aumento no PIB não quer disser necessariamente que houve uma melhora na vidas dos habitantes,por isso é necessário analisar vários fatores para definir se realmente houve um crescimento no país em questão.
Há também outros indicadores que devem ser levado em conta em uma analise macroeconômica das taxas de crescimento que são o PNB (produto nacional bruto), que se difere do PIB, pois é a soma de bens e serviços finais produzidos pelos nacionais no país e no estrangeiro num dado períodode tempo, inclui remessas de emigrantes e exclui aquilo que os estrangeiros produzem nesse país; o PNL (produto nacional líquido), que é o PNB subtraindo desse total o montante destinado à reposição da depreciação do sistema; e a Renda Nacional que é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários eordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões), resumidamente toda renda de um país ou nação.


PIB nominal e PIB real





Outro fator que deve ser observado ao se calcular o crescimento econômico através do produto nacional bruto é diferença entre o PIB nominal e o PIB real. O PIB nominal é calculado a preços...
tracking img