Taxa de cambio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAXA DE CÂMBIO E REGIMES CAMBIAIS



01 – (CESPE-UnB/Analista de Comércio Exterior/MDIC/2004) – Um dos instrumentos para avaliar se um determinado nível da taxa de câmbio está próximo ou distante de sua posição original é o critério da paridade do poder de compra (PPC). Com relação a essa ferramenta de análise, julgue os itens a seguir.

1. A estimativa da taxa de câmbio mediante autilização do critério da PPC não faz sentido quando a paridade da moeda nacional é fixa em relação a outra moeda.
2. No caso em que a taxa de câmbio atingir o nível de paridade, pode-se garantir, com base na PPC, que o ritmo de inflação interna será limitado.
3. Em casos de choques externos que provoquem variações pronunciadas da taxa de câmbio em relação ao seu nível de paridade, aconvergência é obtida independentemente da ação das autoridades monetárias e das expectativas dos agentes econômicos.
4. Por ser um indicador absoluto, o cálculo da PPC independe do período ou dos índices de preços considerados.
5. Para países da América Latina, a redução generalizada das taxas de inflação desde a década passada não afetou as estimativas da PPC, graças ao peso crescente docomércio regional e à eliminação das distorções que a inflação elevada introduzia.


02 – (CESPE-UnB/Analista de Comércio Exterior/MDIC/2004) – Considerando a definição de políticas de câmbio de um país, que consideram tanto argumentos de ordem teórica quanto resultados práticos, julgue os itens a seguir:

1. A opção entre uma taxa de câmbio fixa ou flexível deve considerar o tempo de ajuste a umchoque: se deixada ao ritmo do mercado, a taxa de câmbio é um preço altamente sensível e pode provocar correções nos preços relativos antes que os outros preços variem.
2. Taxas de câmbio flexíveis favorecem a ocorrência de efeitos disciplinadores da política econômica, uma vez que políticas equivocadas (ou a permanência de desequilíbrios) podem provocar alterações nos preços relativos e nastaxas de câmbio, como uma punição imposta pelos mercados.
3. A condição básica para que uma taxa de câmbio se mantenha em equilíbrio é que haja equilíbrio em todos os demais mercados associados (de bens, de serviços, de fatores de produção e de divisas).
4. As vantagens de um sistema de taxa de câmbio fixa incluem o menor impacto inflacionário interno, a maior previsibilidade da políticamonetária e a menor necessidade de preservar um estoque excessivo de reserva de divisas.
5. Modalidades de política cambial como minidesvalorizações, desvalorizações pré-anunciadas e bandas cambiais são opções intermediárias entre sistemas de taxas fixas e flexíveis; e, ao permitirem um maior grau de gestão do processo, facilitam a previsão de eventuais choques externos.


03 –(CESPE-UnB/Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata/IRBr/2004) – Na fase atual da globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para a inserção adequada no cenário mundial. Considerando as noções básicas da teoria econômica internacional, julgue os itens a seguir.

1. Em presença de um sistema de taxas de câmbio fixas, a solução de crises no balanço de pagamentosexige ajustamentos consideráveis nas políticas econômicas domésticas.
2. Em economias pequenas, cuja taxa de câmbio é flutuante, as políticas fiscais são particularmente eficazes, porque a expansão das despesas públicas, ao reduzir a taxa de câmbio, contrai as importações e aumenta a produção doméstica.


04 – (ANPEC 2004) – É correto afirmar:

A arbitragem subjacente à condição deparidade descoberta de juros implica que a taxa de juros local deve ser (aproximadamente) igual à taxa de juros externa mais a taxa de apreciação esperada da moeda doméstica.


05 – (CESPE-UnB/Economista Pleno/Petrobrás/2004) – A globalização do espaço econômico e o surgimento de blocos econômicos tornam importantes o entendimento dos fenômenos monetários e das instituições que regem as relações...
tracking img