TAU 057 Formul rio de Apresenta o

938 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais / Escola de Arquitetura
Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo

CURSO DE DESIGN

TAU 057 – Metodologia do Design II

Profa. Andréa Franco Pereira

Formulário de Apresentação “Gerenciamento Empresarial”

Técnica: “Matriz BCG”

Autores – grupo
- Ana Clara Coelho Mendes
- Brenda Laura de Oliveira Leite
- Cintia Marques Henrique
- Rebeca Fonseca Candido
-
-

1- Descrição da técnica
Descrever a técnica estudada, detalhando sua origem, objetivos e como se aplica – 2,0 pontos
A matriz BCG é uma técnica de seleção estratégica elaborada, em 1970, por Bruce Henderson para a empresa Boston Consulting Group (BCG). Seu objetivo é o de poder classificar um produto, diante do mercado, a partir de parâmetros simples que a matriz proporciona, e dessa forma, dar abertura para que se possa pensar e planejar para melhoria ou descarte desse produto.
De forma objetiva e clara, a Matriz BCG é aplicada com base em uma matriz 2x2, sendo que em cada quadrante há uma nomenclatura, juntamente com um desenho esquemático, que facilita compreender a situação de um produto em questão. Assim, temos os elementos: Estrela, Vaca Leiteira, Interrogação e Abacaxi. Além disso, toda essa matriz é divida em duas dimensões: Taxa de Crescimento de Mercado e Participação Relativa do Mercado (participação da empresa em comparação com a participação com seu maior concorrente).
Detalhes dos elementos da Matriz BCG:
- Estrelas (Stars): Este elemento contempla produtos que possuem participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento, tendo chances de ser produtos geradores de caixa, uma vez que possuem alta lucratividade. Isso demonstra que, para se estabilizar no topo com participação em mercados e taxas de crescimento em demasia, necessita-se de constantes investimentos que deem suporte ao crescimento contínuo. Porém, caso esse crescimento de mercado seja reduzido (o que é comum), o produto Estrela se torna em uma Vaca Leiteira.
- Vaca

Relacionados