Tatucha

679 palavras 3 páginas
Análises de textos:

A percepção entre os diferentes tipos de leitura, pode ser dividida em três partes, a Análise textual, que é a primeira leitura, momento em que podemos perceber ideias superficiais sobre o texto, como antecipar e resolver problemas que possam interferir na compreensão preliminar do texto. Nesta etapa é importante se atentar quanto o autor, o vocabulário e com o que foi citado. Para ajudar a extrair o máximo de informações do texto é aconselhável conhecer as ideias o autor como religião, cultura, política, entre outros assuntos relevantes, ter em mãos o dicionário para tirar dúvidas de vocábulos mais difíceis e melhorar repertório de palavras para próximos textos. Também observar a presença de referências a datas, o uso de palavras estrangeiras, termos em destaque e citações, apesar de ser cansativa, esta etapa é muito importante e se tornará menos penosa ao longo da experiencia.
A segunda parte seria a análise temática: etapa que evidencia a melhor compreensão do texto, em que será preciso analisar a postura do autor, interpretar mais detalhadamente o que ele disse no texto em questão. Identifica-se a ideia geral, o modo que o autor defende sua tese, ou se o texto for descritivo, como ele descreve um personagem ou como favorece um personagem em detrimento de outro. É interessante observar alguns tópicos, como o tema do texto, o problema abordado, a tese defendida e a argumentação do autor, mas ainda não há espaço para críticas. Ao final desta etapa é preciso identificar o raciocínio do autor, o encadeamento lógico de argumentos de que se vale o autor para sustentar sua tese, caso o texto seja argumentativo.
E por fim a análise Interpretativa, neste momento é possível criticar o texto. Pode-se concordar ou discordar da tese defendida pelo autor. É relevante ter um certo nível de intertextualidade e dependerá do conhecimento do leitor quanto ao autor, suas obras ou mesmo ao período em que ele viveu e quando, historicamente este texto foi

Relacionados