Tatuagem e piercings no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo deste estudo é descrever as implicações e/ou restrições da tatuagem e do piercings na entrevista para o mercado do trabalho. Grande parte da juventude moderna convive com alguém que tenha um piercings ou tatuagem. A tatuagem, referida como tattoo em inglês, é uma das formas de modificação do corpo mais conhecida e cultuada no mundo. As motivações para tatuar são inúmeras enão há um a forma definida que explique o desejo na realização da tatuagem. No mercado de trabalho a tatuagem gera muitas discussões e controvérsias. Algumas empresas e/ou instituições adotam comportamentos e trajes de acordo com sua cultura interna. Empresas multinacionais tendem a serem mais conservadoras quanto ao quesito avaliação do perfil visual dos candidatos no momento da entrevista. Averdade é que uma flor na nuca, um dragão colorido no braço entre outros discretos e chamativos adereços de tatuagem e piercings que um dia foi símbolo de rebeldia, ganham a cada dia, mais adeptos provocando as mais diferentes reações nas empresas/instituições.















INTRODUÇÃO

A origem do termo 'tatuagem' deriva da palavra 'Tatu' que significa 'desenho no corpo'. A atividadede desenhar na pele humana vem de longo tempo. Sabe-se que foi no Egito uma das primeiras aparições, entre 4000 a.C e 2000 a.C. Existem, ainda, registros em tribos da polinésia e vários outros povos como os Vickings. Mais tarde surgem os nativos brasileiros encontrados pelos portugueses em 1500, que tinham o corpo coberto com tatuagens.
Temos uma questão polêmica sobre o que leva a pessoa atatuar o corpo ou colocar um piercings? Pastore [2002] em seus estudos aponta que cerca de 67% dos americanos tatuam o corpo por rebeldia; 49%, por experiência vivencial; 38% porque gostam de ser 'alternativos'; 21% por razões artisticas e 15% por modismo. Apesar da popularização da tatuagem em todos os seguimentos da sociedade, o preconceito e a discriminação ainda persistem impondo barreiras aostatuados. Em alguns campos mais conservadores do mercado de trabalho, como os de atendimento ao público e de serviços, a aparência é um fator que pode ser determinante para a contratação.
O uso de piercings e tatuagem no ambiente de trabalho sempre foi algo controverso, embora a aceitação esteja mudando e haja uma flexibilização do mercado, ainda existem algumas restrições. O preconceito contra quemcoloca piercings e faz tatuagens é motivo de exclusão de oportunidades para muitos jovens que buscam emprego. O mercado de trabalho, praticamente, elimina o candidato à determinada vaga, especialmente por causa de tatuagens, piercings e afins, mesmo que o motivo divulgado não seja este. Existem algumas profissões, muito restritas e específicas, que 'admitem' o uso de tatugaens e piercings, mas oconselho dos especialistas é de que o melhor é não arriscar. A professora Elizasbeth Saad da escola de comunicação e artes [ECA-USP] esclarece que a tatuagem é algo bem pessoal e que não deve ser misturado à vida profissional ou à personalidade de cada um: 'atualmente é um assunto meio ‘fashion’, mas creio que ainda traz muitos preconceitos em ambientes mais tradicionais'.
Apesar de o mercadoestá se atualizando, dependendo da cultura da empresa, a pessoa pode ter algum tipo de dificuldade na hora da entrevista. Em algumas áreas que não requerem contato direto com o público, os adereços não são discriminados, como é o caso dos profissionais de TI [Tecnologia da Informação]. Em geral, setores como os de saúde, jurídico e economia não aceitam com bons olhos pessoas com estilos extravagantes.O uso de piercings e tatuagem era considerrado algo abominável no mercado de trabalho até o final da década de 90. Essa concepção tende a mudar.

TATUAGEM, PIERCINGS e SAÚDE.

Algumas recomendações que achamos interessantes: Antes de fazer uma tatuagem ou colocar um piercings saiba que você pode ficar doente, principalmente se recorrer a profissionais amadores e sem compromisso com a...
tracking img