Tattoo art

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
A Responsabilidade Social dos Stakeholders (11-05-2007)

Carla Marisa Magalhães *


Uma das teorias que actualmente está mais em voga no que diz respeito à RS, é a chamada Teoria dosStakeholders . Esta teoria diz-nos que a actividade das empresas não deve levar em consideração apenas os interesses dos seus shareholders (accionistas/ proprietários), mas de todas as partes interessadas ouintervenientes no processo organizacional – os chamados stakeholders . Mas, quem são estas partes interessadas? São muitas e variadas: os funcionários da empresa (de todos os sectores, cargos ehierarquias), os clientes, os fornecedores, os concorrentes, o meio envolvente (sobretudo aquele onde a actividade da organização provoca maior impacto, em termos sociais – pessoas - e ambientais -Natureza), o poder público, os sindicatos, o Terceiro Sector, a Imprensa, a comunidade académica e, é claro, os accionistas e/ou proprietários.




Assim sendo, se é inequívoco que a empresa tem queatender, acima de tudo, aos interesses dos seus shareholders , não podemos ignorar o facto das restantes partes terem uma importância crucial em todo o processo organizacional, dado o impacto que aactividade da organização pode exercer nelas e vice-versa. Logo, é legítimo que os stakeholders reivindiquem às empresas uma conduta adequada ao paradigma da RS mas, do mesmo modo, é legítimo que asempresas reivindiquem aos seus stakeholders o mesmo tipo de actuação.
Neste âmbito, é imperioso que cada um de nós se situe na perspectiva de um (ou mais) stakeholder e reflicta de que forma podecontribuir para a disseminação de comportamentos socialmente responsáveis, sendo que dessa disseminação muito depende a consciência e a conduta de cada um.


Mas, como actuar, caso a caso?- Como funcionários, podemos agir com profissionalismo, responsabilidade e ética, não só defendendo essa conduta, mas praticando-a, servindo assim de exemplo aos restantes colaboradores da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tattoo
  • Tattoo
  • tattoo
  • Tattoo
  • TATTOOS
  • Tattoo
  • Art A
  • ART

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!