Tarsila do amaral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarsila do Amaral

Desde os tempos mais remotos, o homem se expressa através da arte, comunicando idéias, sentimentos, pensamentos. A arte é inerente ao ser humano, faz parte de ser e sentir-sehumano. Ela é um conjunto de manifestações simbólicas de uma determinada cultura, é uma linguagem universal, compreendida por todas as idades e nacionalidades; é um modo privilegiado de conhecimento eaproximação entre indivíduos de culturas diversas.
A arte favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças, num plano que vai além do discurso verbal. Fazer e compreender arte são um processo dehumanização. Todo produto artístico emerge da história, faz parte de um contexto social, político, filosófico, religioso, histórico, cultural, portanto, já nasce impregnado do sentimento e pensamentoda época, da cultura em que surge; expressa os conflitos humanos como realmente são vividos e interpretados à sua época, em seu ambiente.
Assim, ao conhecer a arte dentro do contexto em que foiproduzida tem-se acesso ao pensamento, ao sentimento de cada época, povo ou cultura; a arte se conjuga com a ciência porque transmite conhecimento. A arte é uma forma de expressão do ser humano, queutiliza para isto a imaginação, a criatividade. Quando o homem estrutura sons, silêncios, ritmos, cores, linhas, formas, luzes, sombras, movimento, gestos, e lhes atribui significados com alguma intenção,poetizando-os, expressando seus sentimentos e pensamentos, os transformado em música, desenho, pintura, escultura, dança, teatro, ele está fazendo arte.
"A Mulher Negra" (1923), "A Mulher Negra",criada em Paris, é explosivo, monumental, cru em sua beleza extraordinária, e é um precursor de pelo menos cinco anos dos temas antropofagia.
Mesmo que muitos têm apontado suas analogias com ConstanteBranco "La Nigris Bianchi" (ironicamente esculpida em mármore branco), cujo estúdio Tarsila freqüentado no mesmo período, e com o tema preto, que foi, então, a raiva entre a vanguarda parisiense,...
tracking img