Targu Jiu - Brancusi

1329 palavras 6 páginas
"There are idiots who define my work as abstract; yet what they call abstract is what is most realistic. What is real is not the appearance, but the idea, the essence of things."
Constantin Brancusi

COMPLEXO ESCULTURAL EM TARGO JIU

CONSTANTIN BRANCUSI – Inícios de Carreira
Brancusi foi um escultor de vanguarda, considerado por muitos pioneiro da linguagem e ideologia modernistas na escultura. Trabalhando sistematicamente em processos de simplificação e depuração da forma, consegue criar uma linguagem muito própria, que acaba por caracterizar o seu percurso artístico, e se transpõe para gerações vindouras.
Nascido em Hobita (Roménia) no ano de 1876, começou por mostrar desde pequeno uma certa aptidão para o trabalho em madeiras, mas foi só quando esculpiu um violino completo que conseguiu impressionar o seu mecenas, que acabaria por inscrevê-lo na Escola de Belas Artes de Craiova. Brancusi tinha 18 anos, e até então tinha apenas feito pequenos trabalhos incertos. Vinha de uma família pobre e com poucos recursos. A verdade é que acabou por se formar, revelando-se um dos alunos mais aptos, e com melhor perícia no trabalho dos materiais.
Posteriormente estudou também em Munique, mas acabou por ser em Paris que estabeleceu o seu estúdio, e onde acabou por se envolver na comunidade local de artistas e intelectuais, sempre a fervilhar com as novas ideias e a premonição de uma revolução. Brancusi trabalhou em Paris com nomes como Antonin Mercié e Auguste Rodin, até começar a desenvolver o seu estilo mais próprio e revolucionário, graças ao qual hoje é sobejamente conhecido. A sua primeira comissão foi para a realização lápide, onde já se pode observar o trabalho de depuração da forma, uma abstratização de elementos representativos, numa procura da essência das coisas, e não das formas.

TARGU JIU – Encomenda para o Memorial aos Mortos de Guerra Apesar de ter crescido intelectualmente e como artista maioritariamente fora do seu país, Brancusi guarda um

Relacionados

  • Constantin Brancusi
    310 palavras | 2 páginas
  • Relatório
    1036 palavras | 5 páginas
  • Arte Cemiterial- Simbologia
    10628 palavras | 43 páginas
  • Transporte Pneumático Alumina
    10387 palavras | 42 páginas