Target costing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4“Target-Costing”

4.1 Enquadramento

Tendo em vista o contexto competitivo no qual as organizações estão inseridas e a necessidade de um método de gestão de custos adequado e que os evidencie antes mesmo de ocorrerem, é desenvolvido o sistema “Target Costing" ou Custo-Meta.
O Target Costing tem a sua origem no japão na década de 60, mais propriamente no ano de 1965 na Toyota, portanto tema sua origem e desenvolvimento no meio empresarial.
A Toyota foi pioneira na década de sessenta, é este o método que ela usa para obter características de alta qualidade a um preço competitivo.
O Target Costing é uma metodologia que envolve todas as fases de um projeto, na qual a gestão de custos desempenha um papel de extrema importância.
O uso do Target Costing permite á empresa desenvolverum produto para atingir um determinado lucro desejado, satisfazendo ao mesmo tempo as expectativas dos clientes em termos de atributos de qualidade e produto.

4.2 Definições de Target Costing
Target significa alvo, meta ou objetivo. A expressão Target Cost significa, então, custo-alvo, ou seja, o custo que se deseja atingir na produção de determinado bem ou serviço, para obtenção de preço queseja competitivo no mercado, e que garanta, ao mesmo tempo, lucro para a organização.
O Custo-Alvo ou Custo Meta, é o custo máximo admissível de um produto ou serviço, tendo em consideração o preço de venda e a rentabilidade desejada.
Pode ainda ser definido como o montante de custo na qual a produção pode incorrer de forma a obter o lucro desejado para determinado produto ou serviço.
Ouainda, Target Costing, consiste em uma metodologia utilizada estrategicamente, para projetar e fabricar um produto dentro de um montante máximo admitido de custos, assegurando uma margem de lucro desejada diante de um preço de venda já determinado pelo mercado

4.3 Target Costing – Ciclo de Vida de um Produto

O Target Costing aparece associado às teorias de gestão de custos que tem como base aorganização como um todo.
Contrariamente ao que acontece com os sistemas de custeio tradicionais em que os gestores apenas se focavam no custo de fabricação, agora analisam os custos upstream (antes da produção) e downstream (após a produção) durante o ciclo de vida do produto de forma a obter uma análise abrangente dos seus custos e capacidade de gerar lucros.

Ilustração 0 1 – O ciclo de Vidados custos de um Produto ou Serviço – (p 316 – “Management Accounting” Atkinson Anthony A e outros)
O Target Costing é um sistema de custeio que integra em termos de upstream uma vez que tem em consideração todos os custos inerentes ao produto, tendo o seu foco na redução de custos fase de conceção e investigação e desenvolvimento do produto.
O Target Costing é considerado uma boa ferramenta nagestão de custos uma vez que é baseado na análise da relação custo-funcionalidade, com o seu posicionamento nas fases iniciais do ciclo de vida dos custos, pode claramente ajudar a empresa a reduzir os custos totais.


Ilustração 0 2 - Target Costing e o ciclo do produto (baseado no esquema apresentado nos apontamentos das aulas)
Sendo que a primeira aplicação deste método teve origem noJapão mais propriamente na Toyota, como já referimos anteriormente, muitas são as empresas que no resto do mundo estão a adotar a metodologia do custo-meta. A necessidade corrente das empresas serem competitivas não só a nível de preços mas também a nível funcional tem levado um grande número de empresas a adotar esta metodologia na medida em que permite atingir a liderança em termos de custos ediferenciação.

4.4 Premissas do Target Costing

O que guia a economia é o comportamento do mercado, o preço dos produtos não é estabelecido pelo produtor, mas resulta da dicotomia entre o mercado e o consumidor.
O mercado obriga à fixação de preços específicos, que resulta do equilíbrio da vontade entre o consumidor e o produtor.
O grande princípio do Target Costing tem relação direta com...
tracking img