Target costing (custo alvo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA EM CONTROLADORIA ESTRATÉGICA E FINANÇAS
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: RELAÇÃO CUSTOS, PREÇO E TRIBUTOS
ALUNOS: ADRIANA MILTON BARBOSA RAMOS
MÁRCIO RODRIGUES

TARGET COSTING COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA PRODUÇÃO POR
ENCOMENDA: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS
MOLDADOS

Conceito de Target Costing (ou Custo Alvo)
Designa umprocesso de redução de custos que ocorre na fase de desenvolvimento e design de um novo produto. Difere do sistema de controle de custos tradicional que ocorre apenas na fase de produção. A razão para que este processo ocorra nesta fase deve-se ao fato de ser nela que é possível tomar decisões e efetuar alterações que terão maior impacto nos custos fixos.
O processo de Target Costing divide-se em duasfases distintas:
- A primeira fase consiste no planejamento do produto específico que satisfaça as necessidades dos clientes e, simultaneamente,  estabeleça o custo alvo a partir do lucro alvo e do preço alvo.
- A segunda fase consiste na realização do custo alvo através de atividades de Engenharia de Valor efetuando-se em seguida a comparação entre o custo alvo o custo efetivo.
Característicase Objetivos do Target Costing
1. O Preço determina o Custo
A principal característica do TC é o fato dos custos serem norteados pelo preço. O preço de venda deve acompanhar a capacidade de pagamento dos consumidores e o custo deve ser reduzido até se alcançar a margem de retorno desejada. O objetivo é a redução dos custos totais, que incluem custos de produção, marketing, projeto, entreoutros, mantendo, ao mesmo tempo, alta qualidade; e o planejamento estratégico dos lucros, no qual são elaborados planos de lucros visando a integração da informação de marketing com fatores de engenharia e de produção. Diferentemente da abordagem tradicional de custeio onde os custos incorridos definirão o preço de venda. No Target Costing é a partir do preço de venda que são definidos os custos quesão incorridos.
2. Começa com um preço de mercado (ou preço alvo de venda) e uma margem de lucro planejada para depois estabelecer um custo permissível (ou custo alvo).
Para atingir este objetivo utiliza-se a Engenharia de Valor, método que propõe melhorias a cada etapa do projeto do produto alterando características de materiais, trocando por algum material mais barato - porém mantendo aqualidade do produto para o cliente -, alterando o processo produtivo tornando-o mais ágil ou buscando novas tecnologias para aumentar a competitividade no mercado. Utilizar a Engenharia do Valor “significa produzir algo de forma mais adequada possível, priorizando sempre o pleno atendimento das atividades exigidas” (Bonfim – 2006, 49). O objetivo é melhorar o produto identificando o que realmente énecessário para sua fabricação de modo que atenda o usuário final (MONDEN – 1999, 169). Neste contexto, a utilização do custeio-alvo ajuda as empresas de produção por encomenda não só a reduzir seus custos de produção, como também a atender o preço solicitado pelos clientes e a atingir a margem de lucro desejada. Na abordagem tradicional é estimado um custo de produção, depois acrescenta umamargem de lucro desejada para então se obter um preço de venda.
3. Planejamento de custos é guiado pelo mercado competitivo.
A vantagem competitiva é a base para o sucesso e a rentabilidade de uma empresa, é ela que vai determinar dois importantes elementos estratégicos de uma empresa, o crescimento e a sobrevivência à longo prazo. Por outro ângulo, a vantagem competitiva é a concepção de um valormelhor para o cliente por um custo igual ou menor do que aquele oferecido pelos adversários. A gestão estratégica de custo consiste no uso de informações de custos para desenvolver e identificar estratégias superiores, que produzirão uma vantagem competitiva sustentável, que é a base para o sucesso e a rentabilidade da empresa. Quando uma empresa gerencia sua cadeia de valor (reunião de...
tracking img