Tarefas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – A Família

É aquele tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma de casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares.’

 
Números de casamentos
Neste caso, a família pode ser monogâmica ou poligâmica.
A família monogâmica é aquela em cada marido e cada mulher tem apenas um cônjuge.
Afamília poligâmica é aquela em que cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. Entre os esquimós e algumas tribos do Tibet ocorre a poliandria (casamento de uma mulher com dois ou mais homens). Já em certas tribos africanas, entre os mórmons e os muçulmanos, ocorre a poliginia (casamento de um homem com várias mulheres).

Formas de casamento
Temos a endogamia e a exogamia.
Endogamia quer dizercasamento permitido apenas dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Esta era uma forma muito comum entre os povos primitivos, e encontrada ainda hoje no sistema de castas da Índia e curiosamente em algumas famílias do Nordeste brasileiro.
Exogamia trata-se da união com alguém fora do grupo, entre pessoas de religião, raça ou classe social diferentes. É encontrado na maioria das sociedades modernas.Tipos de famílias e suas funções
Entre várias possibilidades, vamos classificar a família em dois tipos básicos:
Conjugal ou nuclear – é o grupo que reúne marido, mulher e filhos;
Consangüínea ou extensa – além do casal e seus filhos, reúne outros parentes, como avós, netos, genros, noras, primos e sobrinhos.

Entre as principais funções da família podem ser destacadas:
Sexual oureprodutiva – satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e a perpetuação da espécie humana;
Econômica – assegurar os meios de subsistência e bem-estar de seus membros;

Educacional – transmissão dos valores e padrões culturais da sociedade.

Papéis familiares

Nos últimos anos percebeu-se uma transformação profunda quanto aos papéis familiares. O pai já não é mais o “chefe da família” e nem amãe a “rainha do lar”. Ou seja, os filhos são criados por pai e mãe que trocam constantemente de papéis entre si.

Da mesma forma, os índices de divórcio cresceram acentuadamente. Nos EUA, por exemplo, a proporção de divórcio em relação ao número de casados quadruplicou em apenas trinta anos.

Ao mesmo tempo, o número de filhos de mães solteiras subiu bastante também. Por outro lado a funçãonuclear reprodutiva está igualmente ameaçada: a fertilidade caiu tão drasticamente na Itália, Espanha e Alemanha que esses países estão em via de perder 30% da população em cada geração.

A nova família é também monoparental. Em muitos casos, os filhos moram só com o pai ou só com a mãe.

Uma curiosidade, no entanto. Apesar das transformações verificadas especialmente nos últimos trinta anos, omodelo de família nuclear parece continuar predominando.

A instituição familiar no Brasil

Em primeiro lugar devemos destacar que as mudanças ocorridas nos últimos anos estão relacionadas com o tipo de vida característico da sociedade industrial. Outro ponto a considerar, agora do ponto de vista legal, é a aprovação da Lei do Divórcio em 1977. Tanto é que o objetivo do casamento deixa de serapenas a constituição de um lar, com muitos filhos, de preferência, e passa a ser o estabelecimento de uma comunhão de vida entre os cônjuges.

Outra inovação é o fato da responsabilidade da família passar a caber igualmente aos dois integrantes do casal, com os mesmos direitos, e não mais apenas ao pai como “chefe da família”. Bem como, em caso de separação, a guarda dos filhos não cabe maisexclusivamente à mãe, mas ao cônjuge que estiver em melhores condições.

Com toda justiça, cabe destacar que todas essas mudanças apenas dão cunho legal às transformações que estão ocorrendo na sociedade brasileira, na qual a mulher vem assumindo um papel destacado na estrutura familiar.

2 – Religião

Uma coisa é fato, todas as sociedades conheceram e conhecem alguma forma de religião. E...
tracking img