Tarefa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]Universidade Anhanguera - Uniderp[pic]







Ed.Física - 3º semestre Licenciatura

Disciplina Voleibol (ATPS)











Campo Grande MS

2012







[pic]Universidade Anhanguera - Uniderp[pic]







Welinton Cardoso Biliba RA: 2412040567

Matheus Johan Xavier Campos RA 1099463472

Alder Gabriel Ramos de Araujo RA 2401318537

EdsonCampo Grande MS

2012








Saque
O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo ("Jornada nas Estrelas") e Saque em Suspensão ("Viagem ao Fundo do Mar").
Saque por Baixo
É um saque simples etambém fácil de executar. De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para a frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Saque porCima (tipo tênis)
O saque por cima é o mais utilizado no voleibol, pelas variações que oferece em relação a trajetória da bola, local onde se queira sacar e distância que se queira atingir. Por tudo isso, você deve treinar bastante para uma perfeita assimilação deste saque.
Execução
Com as pernas semiflexionadas, coloque o pé esquerdo à frente, braço esquerdo segurando a bola na altura do ombro,braço direito levantado semiflexionado e mão espalmada na altura da cabeça. No momento da execução, arremesse a bola para cima com a mão esquerda (pouca altura), projetando o braço direito para frente e golpeando a bola (usando toda a sua extensão). É normal que o corpo também se projete à frente no final do movimento.
A batida na bola pode ser com a mão espalmada ou fechada. A diferença é que,com a mão espalmada, a segurança é maior, assim como o controle direcional por parte do atleta. A mão fechada, por sua vez, pode facilitar o acerto, principalmente quando o atleta é iniciante; em compensação a direção que se quer dar à bola fica prejudicada. Antes de passarmos a outro tipo de saque, você vai saber alguns detalhes importantes relacionados com este fundamento.
O saque seráanalisado de acordo com a:
1) Trajetória
a) Flutuante - quando a bola segue parada, sem giro, sofrendo a resistência do ar, oscilando e dificultando a ação da recepção;
b) Com rotação - quando a bola segue girando, facilitando a ação de recepção. Aconselha-se, para esse tipo de trajetória um saque violento.
2) Direção
a) Diagonal
Quando a bola é sacada e descreve uma direção em diagonal à linhalateral da quadra
b) Paralela
Conforme o próprio nome diz, a bola segue uma direção paralela à linha lateral da quadra.
Para obter estes tipos de trajetória, é importante manter posicionamentos do corpo diferentes em relação à direção que se quer sacar. Quando o objetivo é o saque diagonal, é importante que você saque com o corpo voltado para a diagonal. Para conseguir um acerto maior, coloque-sebem aberto em relação à zona de saque. Para sacar no corredor (paralela), volte o corpo para onde quer sacar e se posicione bem aberto para o lado interno da zona de saque.
3) Distância
O saque pode ser curto ou longo. Curtos são aqueles que caem próximos à rede e longos são os que caem mais para o fundo da quadra.
4) Velocidade
A velocidade da bola também é importante nos saques.
Eles podemser:
a) Rápidos
Nesse caso, geralmente você deve se colocar bem próximo à linha de fundo e sacar rasante à rede em qualquer local da quadra;
b) Lentos
Coloque-se, de preferência, mais longe da linha de fundo da quadra. Nos saques lentos, a bola demora mais tempo para chegar ao campo adversário. Os saques altos também são tidos como lentos.
Saque Lateral
Tipo de saque bastante usado para...
tracking img