Tarefa_em_grupo_Comunicacao_Interna

3064 palavras 13 páginas
A partir da leitura e compreensão deste texto, você será capaz de:
1. Descrever os objetivos gerais da comunicação interna.
2. Enumerar os elementos de um plano de comunicação interna.
3. Avaliar as barreiras à comunicação profissional.

1. Comunicando-se em ambientes profissionais

Ao longo de nosso crescimento, aprendemos a nos comunicar com a família e com os amigos. Passamos grande parte do nosso tempo em ambientes onde o uso de expressões, gírias e vocabulário coloquial são uma constante. Com as pessoas da nossa convivência e intimidade, poucas palavras são necessárias: um olhar, um sorriso ou o levantar de uma sobrancelha podem ser suficientes para que a comunicação ocorra rapidamente e sem mal-entendidos.
Mas o ambiente profissional encerra novos desafios. Veja a seguir:

Tipos
Comunicação Social - Uso de gírias, jargões, expressões características do grupo social; postura corporal relaxada e informal.
Comunicação Profissional - Linguagem mais clara, objetiva e com maior planejamento; postura corporal mais formal.
Telefone - Usado para conversas
Canal para informações - Contém notícias pessoais e um estilo informal
Comunicação escrita - Baseada em fatos, estilo formal
Nos negócios, a comunicação tem o papel fundamental de assegurar o andamento das atividades. Para isso, é preciso evitar mal-entendidos que podem custar muito caro, provocando atrasos e confusão entre os setores da organização.
Mas estamos falando de pessoas, certo? E uma organização é o encontro de pessoas com diferentes procedências e personalidades. Por isso, problemas de comunicação tendem sempre a ocorrer. Você deverá ser muito mais cuidadoso do que quando está entre os amigos e a família. Um tom de voz mais alto e comentários impensados podem ser perfeitamente normais no seu ambiente social, mas podem causar problemas desagradáveis em ambientes de trabalho.
2. Barreiras à comunicação profissional

Especialistas consideram que existem algumas barreiras à

Relacionados