TAREFA CONTAMINA ES DE PRODUTOS DA IND STRIA ALIMENT CIA

482 palavras 2 páginas
ATIVIDADE 4.1
CONTAMINAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Chama-se contaminação dos alimentos à adição de uma substância estranha aos alimentos, comprometendo a salubridade e segurança alimentar. Assim sendo, podem ocorrer três tipos de contaminação: física, química e biológica. Que prejudicam com maior ou menor gravidade a saúde do consumidor.
A contaminação física diz respeito à presença de corpos estranhos nos alimentos, tais como pedaços de metal, plástico, madeira, tinta, azulejos, adornos( brincos, anéis, colares, etc), cabelos, pastilhas elásticas, pedaços de unhas, pêlos de animais, insetos, entre outros. Trata-se provavelmente da situação menos grave, uma vez que pode ser facilmente detectada pelo consumidor. No entanto, pode se tornar bastante perigosa ou mesmo fatal no caso de ser engolido um objeto afiado, como por exemplo, um fragmento de vidro ou em casos mais graves, provocar asfixia.
A contaminação química envolve substâncias tóxicas provenientes de organismos vivos ( toxinas) de inseticidas, de pesticidas, de produtos químicos de limpeza ( detergentes, desinfetantes), de metais pesados (chumbo, cobre, alumínio, etc.) entre outros.
Não são raras as notícias divulgadas pela mídia de alimentos industrializados contaminados com bichos, produtos de limpeza, entre outros. O consumidor brasileiro paga a maior carga tributária do mundo sobre a alimentação, mas está longe de ter um alimento de qualidade na mesa.
Um dos estudos realizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostram que 34% de uma lista dos alimentos industrializados mais consumidos apresentam problemas de higiene.Os primeiros estudos foram realizados a partir de 5.648 amostras de café, doces, especiarias, sorvetes, massas e alimentos congelados. As especiarias e os sorvetes tiveram índices de reprovação de 68% e 47%, respectivamente.
As principais irregularidades referem-se à contaminação por falta de higiene e de cuidados quanto à

Relacionados

  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas