Tarefa 5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefa 5

Obs.: Onde se lê “>” [como em (T=NXM > T= 210X24 > T=214 >16384 Bits).], não é maior, é seguinte.

1) Em uma memória principal com 1 kbyte de capacidade, onde cada célula tem 8 bits responda:
1. quantas células tem a memória principal?
1024 células, tem a memória principal.
2. Quantos bits são necessários para representar um endereço de memória?
São necessários 10 bits pararepresentar um endereço de memória.
(1024 = 210 > b = 10).

2) Um computador endereça 1K células de 16 bits cada uma.
Pede-se:
a. sua capacidade de memória;
A sua capacidade de memória é de 16384 Bits.
(T=NXM > T= 210X24 > T=214 >16384 Bits).

b. o maior endereço que o computador pode endereçar;
O maior endereço que o computador pode endereçar é 1023.
(0 a N-1 > 0 a 1024-1 > 0 a 1023).3) Uma memória de um computador tem um espaço máximo de endereçamento de 2K. Cada célula pode armazenar 16 bits. Qual o valor total de bits que podem ser armazenados nesta memória e qual o tamanho de cada endereço?
O valor total de bits que podem ser armazenados nesta memória é de 32768.
(T=NXM > T= 211X24 > T=215 >32768 Bits).
O tamanho de cada endereço é de 16 Bits.
(T:N > 32768:2048 = 16Bits).

4) Explique a diferença de uma memória DRAM e SRAM?
As memórias RAM dinâmicas DRAM (Dynamic RAM) e as SRAM (Static RAM), se diferem quanto à capacidade de armazenamento e ao tempo de acesso. Para memórias fabricadas com a mesma tecnologia, a capacidade de um dispositivo DRAM é até 16 vezes maior que a de um dispositivo SRAM. Esta diferença na capacidade de armazenamento deve-se ao modocomo uma célula de bit é implementada. Nas memórias DRAM, a célula de bit é implementada por um circuito eletrônico que ocupa uma área de integração menor que a ocupada pelo circuito usado nas memórias SRAM. Como a área por célula bit é menor, para a mesma área total de
integração o número total de células de bit em uma DRAM é maior. No entanto, as memórias SRAM apresentam uma vantagem sobre asmemórias DRAM no que se refere ao tempo de acesso. Para a mesma tecnologia, o tempo de acesso de uma SRAM é até 4 vezes menor que o tempo de acesso de uma DRAM. Os dispositivos DRAM são utilizados em sistemas de baixo e médio custo tais como microcomputadores e estações de trabalho. Com este tipo de dispositivo é possível dotar um sistema com uma capacidade
de memória principal elevada, semaumentar significativamente o seu custo. No entanto, o uso de dispositivos DRAM favorece a capacidade de armazenamento da memória principal em detrimento do seu tempo de acesso, comprometendo o desempenho do sistema. Em classes de aplicações gráficas, tais como processamento gráfico e multimídia, o desempenho é um fator cada vez mais importante para microcomputadores e estações de trabalho.

5)Explique a diferença entre uma ROM e RAM?

ROM ( Read-Only Memory ) como o nome diz é memória somente de leitura. Portanto, só permite leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e não podem ser alteradas ou apagadas depois, podendo apenas ser acessadas. Ou seja, seu conteúdo é gravado de modo permanente.
RAM ("Random Access Memory"), a memória de acesso aleatório.Esses módulos de memória são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e das instruções que o processador precisa para executar suas tarefas.
É para a memória RAM que são transferidos os programas (ou parte deles) e os dados que estão sendo trabalhados nesse momento. É principalmente nela que é executada a maioria das operações, portanto é nesta memória que ocorrem as operações da CPU.
Estetipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e a regravação de dados. No entanto, assim que os módulos deixam de ser alimentados eletricamente, ou seja, quando o computador é desligado, a memória RAM é apagada, ou seja, perde todos os seus dados. Assim, a memória RAM é uma memória temporária (volátil).
Daí vem a necessidade de guardar ("salvar") o resultado do processamento no disco...
tracking img