Tarde de lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
É muito importante valorizar o momento da brincadeira do educando,
pode-se notar, ao longo da história da educação, que muitos pesquisadores e estudiosos passaram a se importar com o ato da brincadeira, e, então, começaram a observar a sua evolução. Conclui-se que a brincadeira ganhou mais saliência nos aspectos cognitivos, pois de uma atividade lúdica passou a dar contribuiçõesimportantes na área de deixa de ser uma prática somente da realidade da educação infantil, podendo ser utilizada durante todos os níveis de ensino. Nesse caso, pode-se afirmar que é riquíssima a utilização do lúdico na escola como recurso pedagógico, pois como diria Rubem Alves (2003), o brinquedo desperta interesse e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem. No mundo do brinquedo e dosjogos, no qual o educando aprende a ditar as regras, a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim uma atividade social e humana que supõe contextos sociais, a partir dos quais o aprendiz comanda uma nova realidade e estabelece suas normas.
Na maioria das vezes, o ser humano conhece o “brincar” por incentivo de um adulto, que lhe ensina e passa sua experiência e, de forma despercebida, ele vairecebendo toda a sua formação social.

Segundo Vigotsky, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, refratadas através de seu ambiente humano, quea auxilia a atender seus objetivos. (OLIVEIRA, 1994).
A partir da idéia de que a brincadeira é uma atividade sócio-cultural, que se origina de valores e hábitos de um determinado grupo social, dirigiu-se a construção do projeto ========= para colocarmos em prática os aprendizado da disciplina estudos do Lazer, onde sabe se, que o lazer são atividades que o ser humano goste de fazer e é direito docidadão. Diante deste pressuposto os Acadêmicos da Universidade Estadual do Pará do Curso de Licenciatura Plena de Educação Física planejou e executará este projeto com intuito de proporcionar as crianças e pré adolescente da cidade de São Félix do Xingu, um momento de Lazer, pois a cidade não disponibiliza áreas dedicadas a essa prática e sabe se que a utilização do lúdico na escolacaracteriza-se com um recurso pedagógico riquíssimo. Através da brincadeira, pode explorar a criatividade, a valorização do movimento, a solidariedade, o desenvolvimento cultural, a assimilação de novos conhecimentos e as relações da sociedade, incorporando novos valores etc.
Por tanto o lúdico na vida escolar deve ser preservado. A realização da brincadeira na escola é uma garantia desse “momento mágico”acontecer. Momento esse que desperta tantas coisas importantes na vida das crianças .

JUSTIFICATIVA
O poder público com programas de políticas públicas direcionadas ao lazer pouco têm feito, já que deveriam atender a uma demanda social crescente que é a necessidade de atividades de lazer para o tempo livre de população de nossas cidades. Este espaço do ócio é resultado de uma novaconfiguração do trabalho, a reestruturação do capitalismo, onde cada vez mais o tempo é controlado pelas necessidades do mercado o que vem gerando mudanças culturais na população, por entendermos o lazer como fenômeno que proporciona ao ser humano um momento da integração por intermédio da sociabilidade, é que nós, acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física – PARFOR / UEPA, pólo Tucumã, vempropor este projeto, na certeza de acreditarmos numa sociedade mais igual, menos excludente e num mundo muito melhor e mais humano; organizando uma manhã prazerosa com crianças da comunidade do Bairro Vitória, município de São Félix do Xingu, lhes proporcionando o direito de se exercitarem e socializar suas potencialidades, transformando-os em agentes e sujeitos históricos por meio da prática...
tracking img