Tarbalho TEPT

1572 palavras 7 páginas
Introdução

O transtorno de estresse pós-traumático era primeiramente uma resposta do corpo, tornando-se depois uma resposta patológica, se desenvolvem a partir de um trauma como: acidente, abuso sexual, entre outros fatores. Depois de algum tempo, o individuo passa a evitar situações que podem ativar suas lembranças ao trauma, tendo assim sensações de ameaça constante. Precisando de tratamento, tanto farmacológico como psicológico o qual apresenta várias formas de buscar um melhor tratamento para o paciente, desde intervenções comportamentais, psicodinâmicas, cognitivo comportamental e a mais recente de dessensibilização.

Histórico

O ser humano é de fato extremamente complexo, e para sua sobrevivência então, encontra diversas situações que requerem ´´saídas múltiplas´´, ou seja, o corpo em uma situação de perigo reage em busca da sobrevivência, resultando em uma resposta adaptativa conhecida como luta e fuga, diante de situações de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático era primeiramente uma resposta natural do corpo, tornando-se depois uma resposta patológica, em que o organismo irá reagir a um acontecimento passado como se este fosse presente, e essa forma de resposta se dá porque o sintoma está conectado à memória do trauma. Existe um manual, conhecido como Manual de Diagnóstico e Estatística dos Distúrbios Mentais (DSM-III), esse material foi publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, e em 1980 a Associação publicou a terceira revisão de seu manual, possuindo nela a inserção de um novo termo diagnóstico denominado: transtorno de estresse pós traumático (TEPT). Nos Estados Unidos, alguns países da Europa, Oceania e Israel é aparente o maior interesse por esse transtorno, sendo por isso muito estudado por eles, em que há maior incidência do transtorno.
Na década de 80, foi desenvolvida pela Psicóloga Americana Dra. Francine Shapiro uma forma de trabalhar com traumas, chamado EMDR

Relacionados