Tarabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Além de indispensável na vida humana a pele é o órgão de maior extensão, esta recobre e protege o corpo contra corpos estranhos sobre os tecidos mais profundos, funciona regulando a perda de água, a homeostase devido à ação das glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos. A queimadura compromete a integridade funcional da pele, responsável pela homeostase hidroeletrolítica,controle da temperatura interna, flexibilidade e lubrificação da superfície corporal. Portando, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura.

Queimaduras
Considera-se queimadura toda lesão no tecido de revestimento do corpo humano, devido à ação do calor nas suas diversas formas, independentemente de ser através da sua radiação ou mediante contactodireto. Comprovada a existência de inúmeros e diferentes agentes com a capacidade para provocar este tipo de lesões, é possível distinguir vários tipos de queimaduras: as queimaduras térmicas, provocadas pelo contato com uma fonte de calor intenso, independentemente de ser uma chama, um líquido a ferver ou um corpo sólido a arder; as queimaduras químicas, produzidas pelo contacto com produtoscáusticos, como os ácidos; as queimaduras elétricas, provocadas pelo calor gerado pela passagem de uma corrente elétrica através dos tecidos orgânicos; as queimaduras por radiação, que podem ser originadas por qualquer tipo de energia radiante; e as queimaduras biológicas, que são provocadas por animais ou plantas, como o látex, a água viva e a urtiga.

Classificação
As queimaduras sãoclassificadas da seguinte forma:
* Quanto à profundidade;
* Quanto à extensão;
* Quanto à superfície corporal queimada - “Regra dos nove”;
* Quanto à gravidade.
Classificação quanto à profundidade
I. Queimadura de 1º grau;
II. Queimadura de 2º grau;
III. Queimadura de 3º grau.
Queimaduras de 1º Grau:
Apenas é destruída a camada superficial da pele, ou seja, a epiderme. No localda lesão, surgem vermelhidão, inchaço e forte sensação de ardência. Geralmente, não há formação de bolhas. A queimadura provocada pela exposição ao sol é um exemplo típico de queimadura de primeiro grau.
Queimaduras de 2º Grau:
 Ocorre a destruição de camadas mais profundas da pele (toda a epiderme e parte da derme). Sua principal característica é a formação de bolhas, cheias de um líquidoamarelo-claro que serve de proteção contra infecções por germes encontrados normalmente na pele;
Queimaduras de 3º Grau:
São as mais profundas. Não há a formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente. Nos episódios mais graves, músculos, vísceras e até os ossos podem ser atingidos. Na maioria dos casos, o indivíduo não se queixa de dor, porque as terminaçõesnervosas responsáveis pela sensibilidade aos estímulos dolorosos foram destruídas.
Classificação quanto à extensão:
a) Pequenas queimaduras - quando atinge menos de 10% da área do corpo;
b) Medias queimaduras - 10 a 30% da área do corpo;
c) Grandes queimaduras - quando atinge mais de 30% da área do corpo.
Para determinarmos a percentagem do corpo atingido normalmente e adotada uma
regra práticadenominada “REGRA DOS NOVE”, que consiste em dividir o corpo humano em áreas correspondentes a 9% da área corporal ou múltiplos de nove, conforme o desenho abaixo:

Vítima adulta :

Vítima criança e Vítima Bebê

Quando se tratar de uma criança ou lactente os valores são alterados nos membros
inferiores, que passam a corresponder a 14% da área corporal e na cabeça que passa a correspondera 18% da área corporal.

Classificação quanto à gravidade:

Para determinarmos a gravidade de uma queimadura devemos sempre considerar
os seguintes aspectos:
a) Profundidade da queimadura;
b) Extensão corporal queimada;
c) Localização da queimadura;
d) Idade da vitima;
e) Presença de outras enfermidades anteriores;
f) Tipo da queimadura (elétrica química ou térmica);
g) Queimadura...
tracking img