Tarabalho de mineração

1825 palavras 8 páginas
Trabalho de Mineração

Jigues

Nomes: Jessé, Henrique e Wellington.

Data: 06/01/2010. ITAÚNA-MG.

INTRODUÇÃO:

Jigagem é um dos mais antigos métodos de concentração gravimétrica,
Aplica-se normalmente a separação de materiais grosseiros.
A concentração é obtida pela estratificação das partículas, baseada no movimento de pulsação da água que gera correntes verticais. A estratificação faz com que as partículas se arranjem em camadas, com densidade crescente de cima para baixo. O jigue é muito importante para a mineração de minério de ferro, pois ele é ideal para a separação de materiais pesados e grosseiros.

FUNÇÃO DO EQUIPAMENTO:

Os Jigues são utilizados na etapa de concentração gravimétrica.
Separação/concentração gravítica ou gravimétrica: método que apresenta bons resultados com baixo custo. O processo se baseia na diferença de densidade existente entre os minerais presentes, utilizando-se de um meio fluido (água ou ar) para efetivar a separação/concentração, os equipamentos tradicionalmente utilizados são os jigues, mesas vibratórias, espirais, cones e “sluices”. O método é adotado na produção de ouro, ilmenita, zirconita, monazita, cromita, cassiterita etc.
Os principais mecanismos responsáveis no processo de concentração gravimétrica são: • Aceleração diferencial; • Sedimentação retardada; • Consolidação intersticial; • Velocidade diferencial em escoamento laminar; • Ação de forças cisalhantes.

Etapa antecedente a jigagem:
Peneiramento em dois níveis
(nível superior = 8 a10 mm e nível inferior = 1 a 3 mm).

Etapas subsequentes da jigagem:
Peneiramento desaguador do concentrado (produto final);
Peneiramento desaguador do rejeito (refeito final ou pode alimentar outra etapa do processo – ex: moagem).

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO:

O processo de jigagem é provavelmente o método gravítico de concentração mais complexo, por causa de suas contínuas variações hidrodinâmicas. Nesse processo, a

Relacionados