TAPETE PRSA

656 palavras 3 páginas
FACULDADE INTERAMERICA DE PORTO VELHO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA ESTÉTICA –

TAPETE PERSA OBJETO DE LUXO

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo explicar a da história do tapete Persa, técnicas de produção, valor cultural e econômico.

Os tapetes persas são famosos e reconhecidos em todo o mundo como objetos luxuosos de decoração. No entanto, poucos sabem que estes tapetes são parte fundamental da manifestação artística e cultural do povo persa, e que todo luxo associado a eles atualmente, contrasta com a sua modesta origem entre as tribos nômades da Pérsia. Na época, os tapetes eram bens essenciais, tendo como finalidade a proteção contra o frio rigoroso que fazia na região. Eram então fabricados com lã de carneiros, cabras e camelos, animais que faziam parte da vida das tribos naqueles tempos. Os tapetes eram tingidos com cores vibrantes para compensar a monotonia cromática da região. Tapete Persa, de bem necessário a objeto de luxo.

to de luxo.

Com o passar dos anos, os tapetes persas tornaram-se um meio de expressão artística, onde os segredos de sua tecelagem têm passado de geração em geração. O descobrimento do mais antigo tapete de que se tem notícia, com aproximadamente 2500 anos, encontrado na Sibéria no meio de uma geleira durante uma escavação arqueológica em 1949, reforça a tradição da fabricação destes tapetes, onde com estudos verificou-se que já naquele tempo se utilizavam os mesmos processos de confecção que perduram até hoje. Pelo seu bom estado de conservação após tanto tempo de existência, este tapete é uma preciosidade. Deste modo, é fato que através dos nós tecidos nos tapetes pode-se estimar a origem e período de fabricação, embora a técnica seja praticamente a mesma nos dois últimos milênios. Este processo consiste no enfileiramento horizontal dos nós, os quais formam uma trama vertical. Depois de tecido, o tapete sofre uma tosa onde as pontas são eliminadas, formando, assim, a superfície

Relacionados

  • Cidadela
    190497 palavras | 762 páginas
  • cepal
    86053 palavras | 345 páginas