Tap - termo de abertura do projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TATermo de Abertura do Projeto

Título e descrição do projeto.

Projeto do Sistema de Controle e Gerenciamento de Processos de Intimação de Fiduciante (SCGPI).

À partir da década de 60, em face da necessidade de maiores investimentos habitacionais, foi criado, pela Lei 4.380, de 1964, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que logo se tornou o principal instrumento de captação derecursos para habitação, permanecendo até os dias de hoje como o pilar do credito imobiliário. Contudo, em virtude do trâmite rebuscado e minucioso do rito executório previsto para recuperação de dívidas dos contratos habitacionais financiados neste sistema, as dívidas demoravam muito para serem resolvidas e terminavam se transformando em dívidas impagáveis. Havia de se pensar numa forma mais ágilde recuperar esses créditos.
A Alienação fiduciária de bem imóvel só passou a existir após a criação do SFI – Sistema Financeiro Imobiliário, de acordo com a Lei 9.514/97, e que progressivamente vem sendo adotado em maior escala no mercado imobiliário. Pela facilidade de execução, a alienação fiduciária, é tida atualmente como uma das formas mais seguras de garantia, além de servir como umimportante instrumento de cobrança, capaz de interferir positivamente nas metas de arrecadação.
A Caixa Econômica Federal (CEF) possui uma gerência de habitação responsável por administrar e recuperar todos esses créditos, a GIREC, existindo uma supervisão responsável por focar nos contratos com garantia em alienação fiduciária, por representarem os contratos mais recentes, em detrimentos aosantigos, que estão em extinção. No entanto, para conseguir atender com eficácia a todo o estado do Rio de Janeiro, os integrantes desta Supervisão, perceberam que além de contar com uma equipe de funcionários competentes e em quantitativo adequado, somados ao serviço tercerizado de um escritório de despachantes, que confere agilidade e presteza na entrega e cumprimento de exigências e documentos aoCartório do Registro de Imóveis (CRI), necessitam de uma ferramenta capaz de gerir e gerar todos os níveis de processos de acompanhamento de intimações, desde a análise de dados à elaboração dos documentos, passando por todos trâmites de cálculos e comunicação interssetorial do banco até a efetiva finalização do processo, culminando na efetiva Intimação, legalização e consolidação da propriedade emnome do Credor, no caso a CEF.
Para tanto torna-se necessário um ambiente de produção informatizado com ferramentas capazes, que trabalhem em paralelo e se comuniquem, permitindo a consulta a um único banco de dados atualizado em dados cadastrais e evolução financeira dos contratos de mútuo, além de registros históricos de negociações existentes para os contratos. Sendo assim, nasceu anecessidade do desenvolvimento de uma ferramenta que realizasse a consolidação das informações pertinente a cada etapa do processo, promovendo a interface entre os principais sistemas implantados envolvidos, sendo eles: SIACI, SIALF, SIGA e cadastro.caixa, em camada de plataforma alta (COBOL, com base DB2). Permitindo assim, o controle e acompanhamento de todo o processo.


Gerente de projetosdesignado e nível de autoridade

Suzana Oliveira será a gerente deste projeto e terá as responsabilidades e autoridades destacadas abaixo.
• Atuar como ponto central de contato para toda comunicação formal relacionada ao projeto entre a organização e o cliente.
• Assegurar que os membros da equipe de projeto estejam cientes de suas responsabilidades e também, que todos os compromissos assumidospelos indivíduos sejam realizados.
• Gerenciar compromissos contratuais para realizá-los em tempo, dentro do orçamento e com satisfação de todos os envolvidos, principalmente o cliente.
• Manter toda documentação atualizada nos sistemas, bem como na base de conhecimento.
• Seguir todos os processos e padrões metodológicos.
• Reportar formalmente o status do projeto à gerência, evitando...
tracking img