taoismo

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Taoísmo
"Aquele que conhece aos outros é inteligente.
Aquele que conhece a si mesmo é sábio.
Aquele que conquista os outros tem força.
Aquele que conquista a si próprio é a própria força.
Aquele que conhece o contentamento é rico
Aquele que é determinado tem força de vontade.
Aquele que não perdeu o domicílio, dura.
Aquele que morre, mas não perece, é eterno"
O Taoísmo tem suas origenshá mais de 5000 anos, na China, constituindo um sistema integral de conhecimento, com aspectos filosóficos, religiosos, sociais, pragmáticos e mesmo na manutenção da vida humana.
Baseia-se fundamentalmente no TAO, pronuncia-se dau, cuja tradição limita sua própria realidade, que é ilimitada. Entretanto, os termos mais usados são: caminho, via, sentido. Tao ainda lembra Teo, e a pronúncia "dau",arqueometricamente, é regra, lei.
Se, por uma lado, Tao é o caminho para a Essência, por outro é a própria Essência. É o caminho ou sentido, que conduz ao próprio Tao, o Todo que está por dentro e por fora de todas as coisas.
Antes de tudo, existia o Tao, este diferenciou-se, dando origem a Yin e Yang. Yin era mais pesado e deu origem à Terra. Yang era mais leve e subiu, dando origem ao Céu.Entre estes dois princípios surgiu o homem, considerado o terceiro elemento desta tríade. Yin é tudo que é passivo, feminino, úmido, a terra, a morte, a lua, a noite; Yang é tudo que é ativo, masculino, seco, o céu, a vida, o sol, o dia. Este dois princípios estão em tudo que existe e um contém em si a semente do outro, formando o clássico signo taoísta do Tai Chi.
De Yin e Yang surgiram os cincoelementos que formam todas as forças energias: terra, metal, água, madeira e fogo, que se organizam em ciclos complexos de produção ou destruição. As estações da natureza, os órgãos do corpo, os ciclos relacionam-se a cada umedeces elementos.
Outra característica marcante do Taoísmo é o princípio da Mutação configurado em sistema filosófico, metafísico e oracular no Yi Ching, o Livro das Mutações,atribuído ao ancestral FO-HI. Por esse princípio nada é estático, tudo se move, se transforma continuamente em seu oposto, ressaltando a transitoriedade e, ao mesmo tempo a dialética da existência. Nos trigramas do Yi Ching, os kouas, as linhas Yang, contínuas, transformam-se em Yin, partidas, podendo um trigrama ou hexagrama demonstrar sua tendência a se transformar no outro.
Outra característicamarcante da visão taoísta do mundo é a questão do paradoxo. A grande virtude á a não-ação ativa, ou wu-wei. O não-ser vale mais do que o ser. O valor de um vaso está justamente no seu vazio; uma vez cheio já não serva como vaso. Da mesma forma, uma janela tem sua essência no vazio, no não-janela. O Tao é o "não-produzir produtor de tudo que existe" - a fonte de todas as coisas. O não é aessência; o sim, a substância.
No Taoísmo, de acordo com o Tao, é saber viver no sentido da corrente natural e não lutando contra a maré.
Tao está ligado a Te, o poder de levar o Tao a se realizar em todas as coisas. T e é a realização, o poder, ou simplesmente, a vida. Um dos livros mais fundamentais do Taoísmo é o Tao Te Ching, o Livro do Caminho e da Vida, ou o Livro do Sentido e da Vida. Foi escritopor Lao Tzu, que viveu por volta do século VI a .C, contemporâneo de Confúcio, Buda e outros.
Lao Tzu não é um nome, é um apelido, talvez um título, significa criança velha, ou ainda, ancião. Seu nome de família era Li, extremamente comum na China, na juventude era Erl (orelha); como erudito era Be Yang, o Conde Sol e, após sua morte, Lau Dan, o "Velho Professor" ou a "Velha Orelha Comprida". Eraarquivista do reino, grande sábio e igualmente humilde. Descontente com a situação política, resolveu sair do reino, ao transpor a fronteira montado em um boi preto, o guarda pedi-lhe que deixasse algo de valor. Sentou-se e escreveu o Tao Te Ching, na forma de 81 poemas, com mais de cinco mil símbolos, e um tratado taoísta dos mais profundo que a Tradição manteve vivo até hoje.
Além de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taoismo
  • Taoismo
  • taoismo
  • Taoismo
  • Taoismo
  • Taoismo
  • Taoismo
  • taoismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!