Tangram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O HISTÓRICO DO TANGRAM

O Tangran é um jogo milenar, de origem chinesa e conhecido mundialmente. De acordo com Joost Elffers (1992), não há referência exata sobre sua origem ou seu inventor. Sabe-se que era o jogo preferido de Napoleão em seu exílio e de Lewis Carroll, autor de Alice no país das maravilhas. Na China, é também conhecido por Tanguan, referindo-se à dinastia de 618 a 9207 (TANG)e à palavra jogo (WAN). O Tangran tem como objetivo construir uma figura idêntica a um modelo previamente determinado, utilizando todas as sete peças que o compõem: dois triângulos grandes, dois pequenos e um médio, um quadrado e um paralelogramo.
O Tangran é considerado como parte da categoria quebra-cabeças, mas possui algumas diferenças. Os quebras-cabeças tradicionalmente conhecidos sãocompostos por várias partes que, quando coordenadas, possibilitam a construção de uma figura, sendo que cada uma das peças ocupa sempre a mesma posição e tem, portanto, um lugar definido e uma relação de vizinhança única entre si. Já o Tangran difere desses aspectos quanto à estrutura, pois possui um número reduzido de peças e um lugar variável para a colocação de cada uma delas, dependendo da figuraconstruída. Nesse jogo, são muitas as possibilidades de disposição espacial de uma peça, especialmente se forem observadas as diferentes combinações em relação às outras.
Petty e Passos , (apud Albuquerque, s.d., p.19):
Não existe uma chave para decifrar os enigmas propostos. Cada um deles é um novo problema, como se estivesse sido inventado por uma esfinge diferente. Isto é muito bom: eliminaqualquer possibilidade de camaradagem com o desafiante. Cada problema colocado tem uma solução própria, de forma que se torna muito difícil decorar qualquer uma delas. Além disso, existe, em muitos casos, mais de uma resposta para o mesmo Tangran.
Conclui-se que quem se aventurar a jogar Tangran logo aprende que ter boa memória e conhecer as peças são aspectos insuficientes para construir asfiguras com sucesso. É essencial explorar a multiplicidade das relações possíveis de se estabelecer entre as peças, agindo com persistência e concentração. A combinação simultânea desses fatores é que dá ao jogador condições de resolver os diferentes problemas propostos pelo jogo.
Existem muitas explicações e lendas sobre a origem do Tangran, desde histórias relativas à cultura do povo chinês atéhistórias semelhantes a contos de fadas.
Conta-se que há muito tempo, na China, um mestre vivia com seu aprendiz, ensinando-lhe muitas coisas sobre a vida. Um dia, o mestre disse ao rapaz que já estava preparado para sair pelo mundo e fazer suas próprias descobertas. Para registrar tudo o que aprendesse ao longo de sua viagem, deveria levar consigo um maço de folhas de arroz, um pedaço de carvão euma cerâmica quadrada. Sem saber muito bem o que fazer com aqueles objetos, o aprendiz partiu para sua caminhada. Um dia, deixou a cerâmica cair e esta se partiu em sete pedaços. Tentando remontá-la, percebeu que com apenas aqueles cacos podia formar muitas figuras diferentes e foi assim. Nos contos de fadas, a história conta que era uma vez, uma linda princesa que tinha um espelho quadrado. Elaadorava esse espelho e olhava-se nele todos os dias. Certo dia, ele caiu no chão e quebrou-se em sete pedaços. A princesa ficou muito triste, mas ninguém no castelo conseguia consertá-lo.
Seu pai, o rei, lançou um desafio: quem conseguisse montar o espelho igual ao original poderia casar-se com sua filha. Então, um jovem viajante aceitou o desafio e foi capaz de reconstruir o espelho para aprincesa. Assim casaram-se e viveram felizes para sempre.
È sempre interessante compartilhar com os alunos algumas peculiaridades sobre jogos, ampliando o universo de informações e diversificando as formas de conhecimento a respeito do material. Tal conduta transforma a relação do jogador com o jogo: de simples usuário, ele passa a “proprietário” da cultura e do contexto que subjaz àquele material....
tracking img