Tango

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Origem e história;
O tango surgiu no século XIX, na periferia de Buenos Aires, na Argentina, com a mistura de diversos ritmos das populações que viviam ali naquela época. No começo o tango erapuramente dançante, e as letras eram improvisadas pelo público, com temas picantes e bem-humorados, e não obrigatoriamente ligadas às canções. No início era dançado por um casal de homens, porque nasociedade da época, danças que envolviam muita proximidade entre um homem e uma mulher eram consideradas estritamente obscenas. Algum tempo depois, essa se tornou uma dança muito praticada em bordéis ecabarés, com letras criadas especialmente para o ambiente dos prostíbulos, letras pesadas e obscenas.
A apresentação do tango ao mundo ocorreu por volta de 1910, quando a dança foi levada a Paris,onde os parisienses que viviam em uma “era de artes modernistas”, ansiavam por algo novo e exótico, e assim o tango se espalhou como uma febre pela cidade. Os mais moralistas condenaram o tango, assimcomo também condenaram a valsa, mas independente disso, pela rede extensa de influência cultural que Paris tinha, a dança se espalhou pelo mundo inteiro, finalmente ganhando o respeito das pessoas daalta sociedade, como na Argentina, que repudiava desde a sua criação.

* Características:
Os passos eram criados em casa, em momentos de lazer familiar, sempre entre homens.
Em meados de 1917,começaram a surgir as variantes do tango, como o tango-canção, influenciados pelas melodias de Paris; esse era o tango mais melódico, que perdia a qualidade especialmente dançante para dar lugar àsletras, surgindo assim os cantores de tango. Em 1920, nos caberes de luxo, o tango deixou de ser executado por pequenos grupos que atuavam nos bordéis, e foram substituídos por profissionais, quetrouxeram o uso do piano e mais qualidade para as canções.
Existem numeroso estilos atualmente, como o Tango Argentino, o Tango de Salão, o Tango Finlandês, o Tango Chinês, entre outros.
O tango é...
tracking img